Guia da Semana

Por Carolina Paes


Final de ano é sinônimo de excesso. Festas, família reunida, muitos amigos e mesas fartas são constantes nas comemorações. Some as taças de champanhe, as carnes gordurosas, aperitivos, frituras, muitos doces e o resultado não poderia ser diferente: indigestão. O Guia da Semana separou umas dicas para se preparar para os excessos - e o que fazer depois de extrapolar na mesa.

Há quem intensifique a rotina de exercícios e siga uma dieta espartana algumas semanas antes das festas para poder compensar as extravagâncias. "Não é o método mais indicado", diz a nutricionista da Triathon Academia, Cristiane Ruiz Durante. "O certo é a pessoa se permitir um pouco mais nessa época, mas com cautela", completa. Quem teve uma alimentação correta durante o ano pode até cometer uns deslizes temporários e depois retomar a rotina.

Uma dica, para quem vive brigando com a balança, é evitar as bebidas alcoólicas. Prefira água ou sucos diet. Além de nocivo à saúde, o álcool é calórico - cada grama tem sete calorias. Quase o dobro dos carboidratos e das proteínas. Com um agravante: os drinques não alimentam, muito pelo contrário. Abrem o apetite. "As bebidas alcoólicas causam uma irritação gástrica e o indivíduo acaba comendo mais para amenizar os efeitos do processo irritativo" afirma a nutricionista Gisele Dalpino.

Mas, como brindar o ano novo sem champanhe é missão quase impossível, quem quer manter a linha tem na moderação o melhor aliado. "Intercale álcool e água para não se embriagar e opte por uma taça e não várias", recomenda Cristiane.

Mesmo na ceia comum, dá para aproveitar sem abusar do estômago. "Evite os carboidratos, opte pelas proteínas e frutas secas - que já contém carboidratos", recomenda a nutricionista. Os pratos mais gordurosos também devem ser encarados com moderação. Pernil, tender e leitão são mais gordurosos que chester, peito de peru e de frango. Evite beliscar castanhas e nozes enquanto espera o prato principal - apesar de saudáveis, têm muitas calorias.

Outra dica valiosa das nutricionistas é sempre comer algo ou tomar um copo de suco antes de ir para a ceia. Chegar com muita fome é um perigo, e a tendência a extrapolar é muito maior. Além disso, o consumo de bebida alcoólica em jejum potencializa os malefícios do álcool. Na hora da sobremesa, evite os doces. Para resumir a noite sem pesadelos, comece com as saladas e encerre com as frutas.

Se passou dos limites na noite anterior, evite comidas pesadas no dia seguinte. Prefira frutas, verduras e não esqueça dos carboidratos. E tome muito líquido, porque o fígado estará trabalhando a todo vapor para eliminar o excesso de substâncias tóxicas do abuso. A nutricionista Cristiane, da Triathon Academia, elaborou um cardápio especial para desintoxicar o organismo. Aproveite!


  • Café da manhã: suco de frutas, pão light com peito de peru.

  • Lanche: fruta.

  • Almoço: salada verde, arroz, um filé de carne branca (peixe ou frango), uma verdura.

  • Lanche da tarde: uma fruta ou iogurte light.

  • Jantar: sopa leve de legumes ou salada com uma proteína (carne branca, queijo magro).




  • Atualizado em 6 Set 2011.