Guia da Semana

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Casamento, festa, organização e afins são ingredientes fundamentais para o sucesso da cerimônia de união do casal. Mas reunir com assertividade todos estes elementos implica em paciência, minuciosidade, atenção e dedicação. Entender como funciona a estrutura de uma festa de casamento é a melhor maneira para evitar imprevistos desnecessários.

O chá bar é quando os noivos optam por realizar uma única festa de despedida, reunindo todos os seus amigos. Os homens presenteiam o noivo com itens para equipar o bar e a churrasqueira, enquanto as mulheres entregam utensílios domésticos à noiva. Todos os presentes são previamente escolhidos pelo casal em uma loja específica, o que facilita a vida deles e dos convidados. O valor sempre deve ser baixo, porque ainda haverá o presente do casamento.

"A lista de presentes é super indicada, mesmo porque ninguém é obrigado a adivinhar o que os noivos querem e muito menos saber as cores e o que combina com o quê. Mas é deselegante colocar no convite, o cartãozinho da loja ou o local de onde está a lista. O correto é botar o telefone da assessoria do casamento ou não colocar nada, pois as pessoas têm como saber onde está a lista", explica a empresária Flávia Gurgel.

A noiva deve tentar adequar o modelo do vestido, de acordo com o período do dia que irá se casar. Para cerimônias no período da manhã e da tarde, evitar peças com brilho e aplicação. O uso de sandálias e vestidos não tão longos está liberado. A dica serve também para celebrações no campo e na praia, locais onde as meias devem permanecer engavetadas.

Quanto mais tarde for o casamento, maior deve ser a formalidade. A noiva pode exagerar no brilho, na calda, no véu ou mantilha e no uso de tecidos nobres.

Buquê de noiva
? Buquê campo: Cores mais fortes como amarelo ou laranja são bem aceitos no campo. A mistura é bem-vinda e quanto mais natural e com ar desarranjado melhor.
? Buquê manhã ou tarde: A simplicidade de uma flor como a tulipa não faz com que o buquê deixe de ser menos requintado, para esses horários, tons pastéis também são bem aceitos.
? Buquê noite: É geralmente mais elaborado e glamuroso, podendo ser redondo ou em cascata, seguindo uma linha mais clássica. As flores mais usadas são as rosas, orquídeas e peônias. A mistura destas flores também cabe para a ocasião.


Já para o noivo o mais apropriado é o terno clássico, tanto para campo quanto para praia, durante os períodos da manhã e da tarde. Se a cerimônia matrimonial exigir muita formalidade, a tendência é o meio-fraque ou fraque.

As madrinhas podem usar longuetes para casamentos matutinos ou vespertinos e longo apenas para celebrações formais. O uso de chapéu pode ser feito em casamentos no período da manhã. Um altar colorido dá sempre mais leveza, mas faz parte da etiqueta evitar aparecer mais que a personagem principal. Vale lembrar que a cor das madrinhas deve ser escolhida de comum acordo com a noiva e as cores pretas e brancas são estritamente proibidas.

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As últimas 24 horas antecessoras ao casamento devem ser reservadas para o famoso dia da noiva e do noivo, momento de relaxamento e preparação da mente e do corpo para cerimônia.

"Nos lugares que disponibilizam este tipo de serviço há massagens, tratamentos relaxantes, cabeleireiros, manicures e maquiadores para ajudar o casal a reduzir a adrenalina. Esses espaços oferecem instalações separadas para noivas e noivos", explica a consultora de eventos Vera Simão.

Durante a festa, o cardápio mais adequado a ser servido em buffet até às 10 horas, consiste em um brunch - mistura de café da manhã e almoço - que inclui frutas frescas e queijos, além de leite, café, chás, sucos de frutas, chocolates, pães variados, frios, bolos, biscoitos, broas, geléias, requeijão e manteiga. De acordo com a tradição americana, você deve servir também pratos quentes como crepes recheados, panquecas, suflês e tortas, além de saladas. Este tipo de comemoração pode se estender até às 15 horas.

Após às 11 horas, pode ser oferecido almoço leve, à base de salada, ou prato quente e o bolo ou ainda um cardápio mais formal, incluindo coquetel, entrada, prato principal, sobremesas e bolo. No período da noite, o mais correto é servir um jantar, embora o coquetel com prato quente possa perfeitamente substituí-lo no caso de uma recepção mais simples ou informal.

Jantar de casamento completo é composto por:
? Hors D´Oeuvres (salgados quentes ou frios)
? Entrada (salada)
? Prato de massa
? Prato principal (carne)
? Bebidas
? Sobremesa
? Bolo
? Mesa de café


A equipe responsável pelo evento é formada por diversos profissionais, em geral, pela assessora/organizadora, equipe de som e iluminação, decoradores, espaço, buffet, manobristas, seguranças, fotógrafo, equipe de filmagem, doceiras, banda, cerimonialista (caso o casamento seja na Igreja), calígrafa e estilista.

"Prestar uma consultoria completa para que os clientes não fiquem perdidos em meio a tantas ofertas e detalhes não é mais uma novidade no mercado de serviços que hoje movimenta bilhões de reais por ano. Pedir ajuda para um especialista é investir para não ficar estressado e tampouco correr riscos", finaliza Gurgel.

Colaboraram:
? Vera Simão
? Lais Poveda
? Sérgio Augusto
? Sofisticari
? Espaço Esplannada Eventos
? Giu Ranieri
? Flávia Gurgel
? Mara Linhares
? Struture Assessoria em Eventos

Atualizado em 10 Abr 2012.