Guia da Semana

Foto: Getty Images


Lixa, alicate e palito. Este trio é o aliado de toda manicure na hora de deixar suas unhas impecáveis. Já imaginou se eles estiverem contaminados? Se você gosta de desfilar com garras de felina é bom ficar atenta ao escolher o salão de beleza.

Antes de marcar sua sessão, é importante visitar o local e conhecer a rotina adotada pela manicure. Para evitar a transmissão de doenças, é preciso que o salão realize um minucioso processo de higienização e esterilização dos materiais utilizados. Ao analisar o ambiente, repare se somente os objetos de metal, que podem ser esterilizados, são compartilhados. As lixas e os palitos de madeira devem ser individuais e descartáveis.

Alicates, lixas de unhas e pés, espátulas e palitos podem ser fontes de contágio de doenças transmitidas através de vírus, bactérias e fungos. Um alicate que não foi esterilizado de maneira correta pode transmitir os vírus da hepatite B e C e o vírus do HIV (AIDS). A hepatite C é uma doença viral silenciosa que pode se manifestar anos depois da contaminação e, devido a isso, muitas mulheres não sabem se estão ou não infectadas. Em casos de complicação, a doença desencadeia alterações no fígado e pode causar até câncer e cirrose.

As verrugas, também transmitidas por vírus, acometem regiões ao redor das unhas das mãos e dos pés. Há ainda doenças causadas por fungos, como as temidas micoses. As lixas e as bacias onde se colocam os pés para amolecer as cutículas são as principais responsáveis pela transmissão do fungo.

Existem ainda patologias que podem ser causadas ou agravadas por cutículas mal tiradas, como por exemplo, a paroníquia. "Trata-se de uma inflamação das cutículas, que começa a apresentar inchaço e vermelhidão, facilitando a entrada de fungos e bactérias.", alerta a dermatologista Mônica Carvalho Nakatsubo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica.

De acordo com a dermatologista Daniela Celestino, "não é aconselhável o uso de potes ou bacias com água para amolecer a cutícula. Prefira utilizar pedaços de algodão umedecidos com água. É só deixar uns três minutos e pronto. Tem o mesmo efeito e é muito mais higiênico."

"O problema deste recipiente de plástico é que, da mesma forma que o sangue trocado nos alicates pode contaminar, as bacias podem ser meios de cultura para fungos do gênero da cândida e dos dermatófitos.", afirma a dermatologista Marcela Studart.

Salões antenados
Foto: Getty Images


Pensando na segurança de seus clientes, os salões de beleza têm investido no serviço de manicure, trazendo novidades que deixam as mãos mais hidratadas e não oferecem riscos à saúde.

O Studio Hair Walter´s Coiffeur do Shopping Rio Sul, Rio de Janeiro, protege as bacias utilizadas com sacos plásticos e esteriliza os alicates em autoclave, protegidos com sacos descartáveis.

Já no Planet Hair, que utiliza material descartável e esterilizado, após uma sessão normal de cuidados, o cliente ganha uma massagem de reflexologia relaxante podal, sem nenhum custo adicional. A massagem provoca a contração muscular e ativa a circulação sanguínea, aliviando o estresse.

O Veronezi Stúdio, em Niterói, Rio de Janeiro, usa luvas e meias que amolecem as cutículas, além de proporcionar uma ação hidratante. Segundo Bianca Médola, especialista em estética do espaço, a higiene é um dos fatores mais importantes. "As luvas vêm em um saco lacrado, que é aberto na frente da cliente, e não há contato com água. O processo é rápido e eficiente", afirma a esteticista. O diferencial são as propriedades que estão presentes nas luvas e meias plásticas - o creme de ação 6 em 1, que contém emolientes, carga de cálcio e queratina, substâncias anti-sépticas e outros produtos que ajudam na retirada de cutículas e na hidratação e fixação do esmalte nas unhas.

Para as paulistanas que desejam estes cuidados especiais, o Tampopo Hair Cutting Team, localizado no bairro os Jardins, em São Paulo, oferece estas luvas e sapatilhas com o creme hidratante 6 em 1. Outro diferencial do salão é a aplicação de uma pastilha efervescente, capaz de remover o aspecto amarelado das unhas causado pelo uso contínuo de esmaltes escuros.

Na hora em que for escolher o salão, procure por indicações e confira o método de higienização dos instrumentos utilizados. "Tenho clientes que já me conhecem e sabem que o material é esterilizado. O importante é ter zelo e oferecer sempre um serviço de qualidade.", afirma Elis Rocha Sampaio, manicure do salão Yes Jardins, que atua na área há 12 anos.

Fique atenta
? A lixa e o palito devem ser jogados fora após o uso.

? Quando o salão utilizar bacias de água para amolecer as cutículas, peça para que o recipiente seja forrado com sacos plásticos descartáveis.

? Verifique se os alicates, tesouras e instrumentos metálicos são esterilizados para cada cliente.

? Leve um kit próprio contendo alicate, palito, lixa e espátula para empurrar as cutículas.

? Mantenha o seu alicate sempre limpo, afiado e sem sinais de ferrugem.

? Sempre que possível, use um removedor especial de cutículas, uma espécie de palito, que apara as cutículas ao invés de tirá-las completamente. A cutícula protege a unha de micoses e infecções.

? Ao retirar o esmalte prefira o removedor, pois sua formulação tem solventes mais suaves que os da acetona, que pode ressecar as unhas e favorecer a formação de descamações.



Check-up dos salões: Aprenda como prevenir problemas na hora de fazer suas unhas.



Atualizado em 10 Abr 2012.