Foto: Divulgação |
O Ministério da Saúde adverte: o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, cânceres e diabetes. A falta de atividade física é responsável por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares, 50% dos de derrames fatais e 37% dos riscos de casos de câncer.
Nesse caso, mexa-se! Se você não gosta de academia e todos aqueles aparelhos, existem outras opções, que não só fortalecem o corpo, como relaxam a mente, afinal, um estudo recente publicado na Nature Medicine traz evidências de que o estresse também engorda. A pessoa estressada não apenas come mais que o normal, mas tem também o metabolismo e os hormônios alterados.
Para ficar de bem com os músculos e a cabeça, o watsu é uma opção. O esporte é realizado dentro da piscina, baseando seus exercícios na flutuação do corpo. O professor Marcelo Roque explica que a prática gera amplitude de movimentos, melhora a respiração, diminui a tensão muscular, colabora para uma boa postura, oxigena o cérebro e diminui a ansiedade, já que promove o relaxamento crônico.
Foto: Divulgação |
A contra-indicação da atividade vai para crianças com Síndrome de Down, gestantes de risco, cardiopatas e pneumopatas (veja outras contra-indicações no site watsubrasil.com).
O corpo de uma pessoa comum gasta 80% da energia gerada pelo metabolismo para produzir o calor que mantém o equilíbrio biológico. Por esse motivo, a água onde se pratica watsu é aquecida, assim o aluno economiza energia e relaxa. A aula dura de uma hora a uma hora e meia.
Normalmente, há uma sessão por semana, mas caso a pessoa esteja com algum problema emocional, o número de sessões pode aumentar de acordo com a necessidade. Os trabalhos incluem coluna, torções, deslizamentos e alongamentos que respeitam o limite de cada pessoa.
Saindo da piscina e entrando no picadeiro, as atividades continuam. Técnicas circenses podem fazem muito bem ao corpo. Malabarismos, acrobacias e trapézio fazem parte da grade de exercícios da academia Competition, em São Paulo. As aulas ajudam a aliviar o estresse, estimulam a autoconfiança e socialização.
Foto: Divulgação |
Em seguida, os alunos partem para acrobacias aéreas, tecido e trapézio físico. Todos os músculos são trabalhados e uma aula queima cerca de 200 a 300 calorias. A professora Rúbia Neiva explica que "o circo trabalha o corpo de forma harmoniosa. Os exercícios de solo fortalecem os membros inferiores, enquanto os aéreos agem nos membros superiores. Os aparelhos como cama elástica e mini trampolim fazem a parte da aeróbica".
A única contra-indicação é para pessoas com labirintite aguda. Em outros problemas são feitas adaptações para que o interessado possa participar. As aulas infantis (4 a 12 anos) duram uma hora e as aulas para adultos variam de uma hora e 15 minutos para duas horas de duração.
Se o ambiente fechado ainda incomoda, que tal pedalar? Não precisa ser na bicicleta ergométrica. De acordo com o presidente do Sampa Bikers Paulo Tarso, pedalar é excelente para tornear as pernas, o bumbum e mandar embora a celulites.
Depois de atravessar os Andes quatro vezes em locais diferentes apenas com sua bicicleta, Tarso explica que uma hora por dia do exercício ajuda bastante. Mesmo assim, quanto mais pedalar e quanto maior a quilometragem e mais subida fizer, melhor.
Foto: Divulgação |
Ele revela que a atividade "relaxa a mente e ajuda no combate contra o estresse, ideal para o desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício de queima de gordura e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas em treinamento".
Os cuidados básicos para praticar o esporte são: utilizar sempre capacete e roupas adequadas. Além disso, é preciso respeitar as leis de trânsito e procurar seguir por caminhos com poucos veículos.
Enquanto isso...
Foto: Divulgação |
Se você gosta da academia, mas não quer mesmo fazer musculação ou ginástica comum, os estabelecimentos oferecem outras opções de exercícios. O Slide, por exemplo, é um aparelho que faz a pessoa deslizar como se estivesse esquiando.
O proprietário e treinador da academia Atividade & Saúde, Ronaldo Veiga, conta que a principal função do aparelho é trabalhar glúteos e pernas, principalmente na parte interna das coxas, aumentando a intensidade e o volume do exercício de acordo com a capacidade do aluno.
As aulas são indicadas para pessoas de todas as idades, desde que passem por uma avaliação física para diagnosticar limitações ou restrições à atividade. O tempo de treino varia de acordo com o condicionamento do aluno, que deverá cumprir uma seqüência envolvendo força, flexibilidade e treinamento vascular em cada sessão.
As calorias perdidas variam de acordo com o nível do praticante, mas gira em torno de 900 por sessão.
Outra opção é um novo tipo de aula da Academia Bio Ritmo, que reúne Eutonia e Yoga na ginástica, denominada Bio Antiestresse. A eutonia condiciona a postura e prepara a musculatura para responder as solicitações do corpo pela conscientização do mesmo. Já a Hatha Yoga tradicional inclui posturas para o alongamento e meditação.
O objetivo da aula é eliminar o estresse, portanto ela ocorre no meio da semana, quando as pessoas estão na correria do dia-a-dia. O relaxamento também faz a prevenção de sintomas como insônia, ansiedade, depressão, irritabilidade, gastrites, dores de cabeça e dores na região lombar. O treinamento terá início em agosto em todas as unidades da Bio Ritmo.
Foto: Divulgação |
A última novidade é a Nike RockStar Workout África, uma variação da Nike RockStar Workout Dancehall, lançada no Brasil no primeiro semestre de 2007 com ritmos caribenhos. Os movimentos, músicas e ritmos baseados na cultura africana possuem grandes saltos e passos rasteiros misturados com exercícios de ginástica.
O criador é o diretor e coreógrafo Jamie King, responsável por performances de artistas como Madonna, Prince, Pink, Mariah Carey, Diana Ross, Christina Aguilera, Ricky Martin, Britney Spears e Shakira.
A professora da modalidade, Tatiana Sanchis, explica que a atividade fortalece muito as pernas, os glúteos e o abdome, mas sem se esquecer também dos braços, que ganham força com os movimentos intensos da dança africana.
Durante a aula, que dura uma hora e é realizada uma vez por semana, é possível perder cerca de 500 a 600 calorias. A partir do mês de agosto a atividade vai estar disponível em todas as unidades da Bio Ritmo.
ONDE ENCONTRAR? Saiba as academias que possuem as atividades citadas
Atualizado em 1 Dez 2011.