Por Denise Molinaro
Miss Brasil 2005O gesto típico do "tchauzinho" robótico é a marca registrada das misses espalhadas pelo mundo, independente da categoria a ser analisada pelo júri. O mais famoso e imortalizado de todos os concursos é o Miss Universo, sonho pleiteado por milhares de belas aspirantes à fama internacional. Em maio deste ano, a catarinense Carina Beduschi (foto) foi à Bancoc, na Tailândia representar o Brasil e disputar o título com 81 candidatas. A moça voltou sem a coroa, que foi conquistada pela canadense Natalie Glebova, aliás, o Brasil está há 16 anos sem receber prêmios no Miss Universo.
Miss Terceira Idade
Talvez por isso, centenas de outros brasileiros resolveram criar seus próprios rótulos e premiar a beleza nacional nas mais absurdas classificações. Em março deste ano, a viúva Maria Marques, 81, foi eleita Miss Terceira Idade na festa realizada no CRI (Centro de Referência do Idoso), em São Miguel (zona leste de São Paulo). No total, 24 candidatas com mais de 60 anos participaram do concurso.
Miss Detenta
Em outro cenário, bem mais dramático por sinal, a morena Fernanda Maria de Jesus, de 24 anos, foi escolhida a Miss Penitenciária, representando o Presídio Feminino de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. A alemã Melanie Werner, de 21 anos, candidata da Penitenciária do Tatuapé, ficou com o segundo lugar e se sentiu tremendamente injustiçada. Ambas as belas detentas enjauladas estão presas por tráfico de drogas.
As artificiais
Os chineses decidiram fazer a diferença e criaram um concurso de miss só para as mulheres ou transexuais que já fizeram cirurgia plástica. O Miss Beleza Artificial apresentou ao público 19 concorrentes com idade entre 17 e 62 anos. O objetivo do concurso foi refletir a onda da cirurgia plástica que tomou conta da China e movimenta mais de US$ 2 bilhões por ano.
Musa Motoboy
Musa Motoboy
Pela primeira vez no Brasil será realizado o Concurso Musa Motoboy. A disputa para consagrar a mulher mais bela da categoria, coordenada pela Mega Models Agency, acontecerá entre os dias 27 e 29 de janeiro, durante o Motoboy Festival 2006, em São Paulo. São esperadas cerca de 100 mil inscrições. Segundo Gustavo Vicenzato, sócio-proprietário da Mega, a intenção é dar oportunidade para meninas que jamais conseguiriam seguir a carreira de modelo sem a ajuda de uma agência séria que zele pela carreira delas. As inscritas devem ter alguma relação com os Motoboys (filhas, irmãs, primas ou namoradas). A vencedora receberá um prêmio de R$ 30 mil em contratos de trabalho, uma moto zero km e uma viagem com acompanhante para Costa do Sauípe.
A participação é gratuita, a partir dos 16 anos. As inscrições podem ser realizadas na Compacta, organização do Motoboy Festival (Rua Pequetita, 145 - cj 32) ou pelo site www.motoboyfestival.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3044-7551.
Atualizado em 6 Set 2011.