Guia da Semana

Foto: Getty Images


Imagine um suplemento que pode substituir uma refeição e, por ser extremamente nutritivo, promete saciar a fome e, assim, garantir a perda de alguns quilinhos. Chamado de ração humana, esse produto já existe e é a nova moda entre as mulheres que adoram dietas. Apesar de ter um nome um pouco estranho, e que sugere comida para animais, esse alimento é apenas uma mistura nutricional natural feita à base de cereais integrais. Por meio de uma combinação balanceada, a ração fornece fibras, proteínas e vitaminas que nem sempre são encontrados nas refeições habituais. Dependendo da composição, esse farelo pode promover diminuição do apetite, além de melhorar a digestão e o funcionamento do intestino.

Essa mistura nutricional não é uma ideia nova, porém o conceito de ração humana nasceu há cinco anos, em Curitiba, quando a terapeuta natural Lica Takagui engravidou. Como ela sempre teve problemas com a alimentação e chegou a apresentar alguns quadros de anemia, com a orientação do nutricionista Daniel Boarim, que era seu professor na época, começou a mudar o padrão alimentar. "Comecei a comer linhaça, gergelim, aveia, entre outros cereais integrais. Então, vi que era isso que meu corpo precisava como grávida. Um alimento rico em vitaminas e minerais, e prático de fazer, já que eu misturava tudo e batia com frutas. E pedi orientação ao Boarim para misturar as quantidades exatas dos ingredientes", conta

Depois de desenvolver o produto para consumo próprio, Lica passou a comercializar o suplemento. "Como já existia ração animal, porque não também haver ração humana. Como a ração animal é balanceada, pensamos nesse nome", diz. Hoje, o complemento já pode ser encontrado em várias lojas de produtos naturais e em algumas farmácias. Outras empresas também passaram a comercializá-lo com outras formulações. "Temos a empresa há cinco anos, mas o boom aconteceu há um ano. Todos diziam que com esse nome não conseguiríamos nada. Ficamos um tempão pagando para ver, pois o termo é agressivo. Hoje a gente já começou a atender no Japão e na Europa", diz.

Farelo multifuncional

Foto: Getty Images


Mas qual é a composição da ração humana? Cada marca possui uma formulação, mas a pioneira conta com 16 ingredientes: quinua real, agar agar, açúcar mascavo, aveia em flocos, cacau, farelo de aveia, fibra de trigo, farinha de arroz integral, fubá de milho branco, farinha de soja, gergelim, gérmen de trigo, guaraná em pó, levedo de cerveja e semente de linhaça. E quais são os benefícios desse mix? De acordo com Lica, esse farelo tem como propósito enriquecer as refeições, e, assim, promover saúde e melhorar a qualidade de vida. "Os componentes da fórmula ajudam a regular as funções do organismo, e propiciam o bom funcionamento dos intestinos, que é o princípio de uma boa absorção de nutrientes", afirma.

A estudante de biomedicina, Thalita Simões, 24 anos, resolveu substituir o café da manhã por essa mistura milagrosa há um mês e meio, para melhorar a saúde e a digestão. "Comecei por curiosidade. Já tinha lido algumas coisas e visto uma reportagem na televisão. Então, eu e minha mãe compramos a ração humana para experimentar", conta. Hoje, já toma nas três refeições e não consegue ficar sem. "Fui me habituando com o gosto, porque no começo é uma coisa meio diferente. E realmente ajudava muito na digestão. Na hora do almoço já não tinha tanto apetite", lembra.

Thalita conta que seu propósito não é emagrecimento, mas já perdeu dois quilos. "Criei uma dieta do meu modo. Antes eu tinha muita dor de estômago, agora não tenho mais. A pele também ficou melhor. É como uma reeducação alimentar que você nota vários benefícios. A disposição também aumentou". A criadora do suplemento explica que a perda de peso acontece por causa da nutrição que o alimento proporciona. "A partir do momento em que o indivíduo fica nutrido, ele se sente saciado. Então, o cérebro não transmite aquela sensação de fome. Quando a pessoa come alimentos que não são saudáveis, fica com fome rapidamente, pois aquilo não trouxe nada de benéfico para o organismo", explica Lica.

Cuidados

Foto: Getty Images


Mas, segundo a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann, a ração humana pode somente substituir uma refeição, o problema passa a ser quando a pessoa faz alterações em duas ou todas por um longo período. "Durante um mês, por exemplo, não tem problema nenhum trocar o café ou o jantar pela ração. Às vezes, a pessoa trabalha fora e, ao invés de comer uma comida gordurosa, toma esse suplemento", explica. Liliane garante que essa "farinha" é bem completa e rica em proteínas, fibras e vitaminas. "Ela bem balanceada. Desde que a pessoa não substitua todas as refeições, não vai ficar com déficit de nutrientes".

De acordo com Liliane, a refeição a ser substituída depende muito do ritmo da pessoa. "Se for alguém que não tem o costume de jantar, tem dificuldade de cozinhar e almoça em um lugar bom, que tenha bastante salada e grelhados, eu peço para trocar a janta. Mas se a pessoa prefere jantar em casa, que é o momento que tem tempo para cozinhar e fazer uma refeição equilibrada, peço para substituir o almoço", explica. Para tomar a ração humana no café da manhã, também é preciso ter disponibilidade. "Às vezes não há tempo para colocar tudo no liquidificador. Eu, por exemplo, tomo toda manhã, há três anos. Coloco leite desnatado ou iogurte, e bato uma colher de sopa da ração com frutas, como banana, morango, maça, entre outras", ensina.

O farelo também pode ser usado no molho para salada, no arroz integral ou em receitas de bolo, no lugar de parte da farinha de trigo. Mas o importante é saber que não existe nada milagroso. Hábitos saudáveis e exercícios físicos são fundamentais para quem quer perder peso. Além disso, Lica Takagui alerta as consumidoras: "É importante ler o rótulo e sempre procurar um profissional da área médica para orientar a dieta, pois há organismos que não toleram alguns componentes da fórmula, o que pode trazer riscos".

Dica de preparo
Bata no liquidificador, combinando duas ou mais frutas (mamão, banana, maçã, pêra, laranja, goiaba, morango, etc.), com um copo de água, ou leite de soja, ou somente com suco de frutas natural. Adicione duas colheres de sopa (20g) de ração humana. Para adoçar utilize sempre Mel. Crie receitas agradáveis ao seu paladar. Esta vitamina poderá substituir o café da manhã ou uma refeição leve.

Atualizado em 10 Abr 2012.