Guia da Semana

Por Bianca Zaramella


O boxe tailandês, ou muay thay, é uma técnica de defesa pessoal desenvolvida e testada na Tailândia. Este esporte se diferencia das outras formas de artes marciais como o Kickboxing, por exemplo, pelo uso de joelhadas e cotoveladas. No Muay Thay, há quatro componentes básicos: socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Todos os treinos são realizados no ringue sempre com proteções especiais.

O Guia da Semana conversou com a professora de Muay Thay Letícia Klimas para saber como esta luta considerada violenta é praticada pelas mulheres.

Guia da Semana: Quantas meninas têm hoje na sua aula? A freqüência de mulheres é grande?

Letícia Klimas: A freqüência feminina aumenta a cada ano. Normalmente temos muitas mulheres.

Guia da Semana: Qual é a maior dificuldade para quem quer dar início aos treinos?

Letícia Klimas: O primeiro passo é perder a vergonha para que os movimentos possam ocorrer de uma forma mais natural. No início, a aluna se sente com pouca coordenação motora, mas isso é normal, pois não são movimentos rotineiros. Com o passar das aulas, melhora muito.

Guia da Semana: É muito cansativo? Quais as partes do corpo que este tipo de luta trabalha?

Letícia Klimas: As aulas que envolvem artes marciais normalmente são um pouco mais fortes. Nas de muay thay, pernas, glúteos e abdome são muito solicitados.

Guia da Semana : O muay thay pode ser uma opção pra quem quer emagrecer?

Letícia Klimas: Como trabalhamos com grandes grupos musculares nessas atividades, o gasto calórico é muito grande. O muay thay pode ser uma ótima opção para quem não gosta de fazer as aulas tradicionais da academia.

Guia da Semana: Quais são as recomendações para quem está interessado em procurar este tipo de luta?

Letícia Klimas: O primeiro passo é passar por uma avaliação médica para detectar se existe algum problema de saúde ou possíveis problemas articulares. Depois é preciso começar devagar, respeitando os limites do corpo.

A professora Letícia Klimas dá aulas de muay thay nas unidades Paulista e Centro da Academia BioRitmo.

Serviço:

Academia BioRitmo
Tel: (11) 3061-3353

Academia BioRitmo

Atualizado em 1 Dez 2011.