Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


Joana D´Arc, Madre Teresa de Calcutá, Zuzu Angel. Muitas mulheres ganharam espaço na história, conquistado aos poucos. Um exemplo é a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton, atual pré-candidata à presidência do país com grande vantagem sobre os partidos democratas.

Mas não é apenas lá fora que o governo veste salto alto. Marta Suplicy, atual Ministra do Turismo, já ocupou o disputado cargo de prefeita de São Paulo. Yeda Crusius também é exemplo, pois já foi Ministra do Planejamento, Orçamento e Coordenação no governo Itamar Franco (1993) e é atual governadora do Rio Grande do Sul, além de presidir a União Latino-Americana de Mulheres (Ulam/ Brasil).

"Fui eleita a governadora de todos os gaúchos, depois de três mandatos na Câmara dos Deputados e uma passagem pelo Ministério do Planejamento. Mas se há avanços evidentes, há também preconceitos e injustiças que precisam ser superados. Basta lembrar a esse respeito que, mesmo com maior escolaridade, muitas vezes a mulher recebe menores salários do que os homens, no desempenho de funções idênticas", diz Yeda.

Foto: Assessoria de Imprensa
Agora, dois rostos já conhecidos do cenário artístico entram para o universo da política. Há duas semanas, Gretchen se filiou ao PPS (Partido Popular Socialista) para tentar a prefeitura da cidade de Itamaracá (PE), onde reside há dez anos.

"Há muito tempo eu gostaria de participar da política, mas não me achava preparada", afirma a cantora que está lendo e estudando política. Um dos professores de Gretchen é seu filho, estudante de Ciências Políticas em Londres, na Inglaterra.

A artista diz que ainda não pode revelar os projetos que ela pretende pôr em prática durante sua estadia como prefeita, mas um dos objetivos é transformar a cidade em pólo turístico sendo que, para isso, deve-se mexer na estrutura administrativa, como geração de empregos, redução das desigualdades sociais, viabilização de projetos inovadores para a juventude, para a terceira idade e outros.

Dançando no mesmo ritmo, Rita Cadilac, que compartilha com Gretchen os títulos de ex-atriz pornô, dançarina e cantora, é pré-candidata a vereadora da Praia Grande (SP), pelo PSB (Partido Socialista Brasilerio).

Foto: Assessoria de Imprensa


Como sua colega, Rita Cadilac está estudando política e tentando compreender um pouco mais desse novo universo. Ela é filiada ao partido há cerca de um ano. "Sempre tive vontade de fazer parte, mas nunca tive tempo. Agora que estou morando na praia, tenho tempo de sobra (risos)", diz.

Para ela, será difícil o público separar as imagens de artista e autoridade política, mas fará o possível para que a vejam no governo como Rita de Cássia e não como Rita Cadilac.

Aprenda a analisar o candidato em quem você vota



Saiba o que dizem os partidos sobre a mulher na política



Colaboraram:
? PPS
? PSB

Atualizado em 1 Dez 2011.