Foto: Sxc.hu |
São mulheres no gramado, outras que apitam as partidas, que vibram das arquibancadas, que gritam, sorriem, comemoram e ficam ansiosas pra gritar gol.
Não me lembro quando comecei a acompanhar futebol, mas na época eu torcia para o Santos. Logo depois meu avô, corinthiano, me ensinou as alegrias da fiel torcida.
Acho uma besteira essa coisa de que futebol é coisa de homem, já que muitas mulheres sabem o que é um impedimento e até vão aos estádios.
Dentro de campo, já provamos que temos muito futuro - o futebol feminino ganhou o ouro nos jogos Pan-americanos do Rio e encerrou a competição com resultado superior ao time masculino, que foi eliminado ainda na primeira fase.
Foto: Sxc.hu |
Aliás, a filha do Garrincha certa vez declarou que não foi fácil convencer a própria mãe de que queria jogar futebol, pois ela achava que iriam pensar coisas erradas da filha.
Uma salva de palmas para os que levam numa boa e não discriminam quem gosta de ver jogos ao vivo, eu garanto que dá pra colocar a fofoca em dia, comentar o jogo e acaba sendo divertido como outro passeio qualquer - claro que, para completar, é ideal que seu time não perca de goleada...
É fácil perceber que ainda existe preconceito, lembrem-se das aulas no colégio. Pelo menos nas escolas que freqüentei, as meninas praticavam vôlei, basquete, handball, ginástica, atletismo e raramente o futebol. Ele era todo reservado para os meninos. Os times de futebol que saíam para campeonatos interestaduais eram somente masculinos.
Foto: Sxc.hu |
Eu não acho que tudo quanto é mulher entende do esporte, mas sou a favor da igualdade dos sexos para falar, assistir e praticar qualquer um deles, seja vôlei, tênis, basquete, atletismo, natação, handball e tudo mais...
Ainda me resta uma esperança: que o ouro feminino no Pan seja o início de uma vitória feminina, com bola na rede, de preferência!
Quem é a colunista: Caroline Sgarbi
O que faz: Jornalista.
Pecado Gastronômico: Qualquer coisa com pistache ou as comidinhas da Bella Paulista.
Melhor Lugar da Cidade: Parque do Ibirapuera.
Para Falar com Carol: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.