Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira
Karolina Takatsu mostra exercícios da Suspension Class no aparelho TRX

Importado dos Estados Unidos, o TRX não parece nada de espetacular à primeira vista. Mas essa impressão logo se desfaz a partir dos primeiros resultados obtidos com seu uso. O aparelho possui um design simples - uma tira elástica presa no teto que se divide em duas alças - porém bastante eficiente, utilizando o peso do próprio corpo para trabalhar diversos grupos musculares. A novidade chega ao Brasil pelas mãos da Pelé Club, que já conta com duas unidades em São Paulo: uma em Alphaville e outra no Itaim Bibi.

A aula

A academia oferece duas sessões por dia, denominadas de Suspension Class. A aula consiste em exercícios como remada e agachamento com o corpo em suspensão, preso apenas pelo TRX. No intervalo dos exercícios, nada de descanso. A recuperação é feita no trampolim ou nos abdominais.

O gasto calórico de um treino de 45 minutos fica entre 500 e 600 calorias. Embora a maioria dos alunos utilize a aula como um complemento para musculação, ela também pode ser a única atividade do dia. Segundo os professores, o ideal é praticar de duas a três vezes por semana.

"A aula trabalha praticamente todos os grandes grupos musculares. O rendimento é gerado pela instabilidade a partir do seu centro de força. Quanto mais longe do seu ponto de fixação e quanto mais repetições fizer, melhor. Como é isso que determina o rendimento cada aluno na aula, tanto iniciantes, como avançados, podem treinarno mesmo horário", explica o coordenador da Pelé Club, Thales Martins.

Como participar

O TRX é ideal para quem procura melhorar condicionamento físico, força e resistência. Além disso, o aparelho também vem sendo usado com sucesso para exercícios do método Pilates, na aula Suspension Pilates, onde em vez de queimar calorias, o objetivo é aprimorar a consciência corporal, flexibilidade, força e postura do aluno. Ali os exercícios são feitos de forma mais pausada e concentrada.

Lembrando que, para quem quiser experimentar a novidade, é necessário ser paciente, pelo menos por enquanto. A unidade da academia no Itaim Bibi, por exemplo, possui sete TRX em uma sala de ginástica, disponíveis em dois horários diários, que costumam lotar e gerar listas de espera (reservas podm ser feitas com duas horas de antecedência). Mas antes de pendurar-se por aí, é bom consultar um ortopedista, já que o aparelho é contra-indicado para pessoas com lesões articulares no ombro.

Serviço:

Academia Pelé Club

Unidade Itaim Bibi
Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr, 500 - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3167-3344

Unidade Alphaville
Alameda Arpoador, 34 - 18 do Forte - Barueri (SP)
Telefone: (11) 4193-1008

Atualizado em 10 Abr 2012.