Foto: Getty Images |
Gravidade quer dizer: seriedade; ponderação, serenidade; importância, valor; estado que inspira cuidado.
Muita gente não sabe, mas mulher grávida também pode ser uma coisa muito engraçada.
Você pode ou não ter planejado fazer uma criança, mas uma coisa é certa: seu estado de espírito é poderoso, você se sente linda, soberana e plena com o mais novo filhote que está por vir. A mulher sonha acordada só de imaginar com que carinha ele virá ao mundo, se é menino ou menina, que roupinhas ele ou ela vai usar, será que ele vai ser astronauta, médico ou baterista? Será que ele vai ter o narizinho igual ao meu?
Enfim, todos esses questionamentos são comuns e saudáveis do ponto de vista da mais nova mamãe.
Enquanto os dias passam, você não sai da frente do espelho para ver quantos milímetros sua barriga aumentou de tamanho e fica ansiosa para o próximo ultrason que fará você sentir os batimentos cardíacos do baby e dar aquela espiadinha na coisinha mais linda que neste momento possa se assemelhar a um grão de areia.
Mas a grávida vibra mesmo assim. "Que grão de areia mais lindo! Eu que fiz, é meu!" Enfim, grávidas adoram exagerar.
Foto: Getty Images |
E quando os enjôos começam a aparecer? Os cheiros se tornam irritantemente insuportáveis e você passa a odiar todas as coisas na sua frente. O maridão ou namorado pode se tornar o maior alvo para as pequenas implicâncias diárias e até o cheiro deles (coitados!), pode afastá-los. Dizem até que isso tem uma razão de ser, afinal a mulher deve se resguardar e não deixar que nada atrapalhe esse momento mágico entre os dois! Da mãe com o bebê, claro. Mas espera aí! O pai também tem que participar! Afinal, ele ajudou a fazer e com certeza a mamãe gostou e muito da colaboração.
Mas ainda assim, os homens continuam sendo coadjuvantes nessa história, não tem jeito. Perguntas como "Por que meu nome também não aparece junto com o seu no ultrason? Eu sou o pai, tenho meus direitos!" Querido, moreco, mozão, a resposta é simples: o ultrason é feito na barriguinha da mamãe ou na do papai? O neném ta morando aonde? Em qual casinha? Fala pra mamãe, hein? Já vale abusar um pouquinho da psicologia infantil e treinar seu lado maternal, assim, daqui alguns meses você estará craque no assunto!
Pérolas à parte, os sentimentos de uma gestante também começam a oscilar como uma montanha russa, o apetite muda, porque até o maldito ph da sua saliva fica alterado. Aquela fome que antes sentia, já não é mais a mesma. As vontades ficam mais fortes, de coisas mais específicas, eu diria.
Foto: Getty Images |
E o sexo na gravidez? Digamos que muda, portanto não é tarefa muito simples lidar com todos esses fatores, levando em consideração que você está mais sensível a tudo ao seu redor e por mais que você goste muito da coisa, o seu cansaço pode vencer você! Sim, grávidas dormem demais! Essa é uma prova de choques. O paizão tem que ser forte e amar muito você.
Acho que mãe deve mesmo padecer no paraíso. Porque se apesar dos pesares não tivermos nosso lugarzinho garantido lá no céu... sei não, hein!
Mas que nada! É tudo uma delícia, ainda que a ansiedade quase nos mate só de pensar no primeiro sorrisinho do bebê e os "mamá" e "papá" que ele disser com aqueles dentinhos de leite tão perfeitos. Tudo isso já é o suficiente para nos derretermos toda.
A intensidade vem em todas as direções, é verdade. Mas com certeza, esta é a melhor de todas as tarefas divinas, destinadas a nós, pobres mulheres mortais! Mesmo que durante o período de gestação, sua vida se torne uma tragédia quase cômica, é importante saber que esses pequenos momentos passam rápido e curti-los pode ser a chance de se ter uma das melhores lembranças da vida!
Quem é a colunista: Carolina Marçal, AB+, mutável e total do bem.
O que faz: é publicitária, ama viajar, ler, escrever e beber com os amigos.
Pecado gastronômico: chocolaaaaaaaaate!
Melhor lugar do Brasil: qualquer um onde eu possa ver as estrelas.
Fale com ela: [email protected] ou acesse seu blog.
Atualizado em 6 Set 2011.