Guia da Semana

Foto: Getty Images


Pode não parecer, mas além de descansar o corpo e a mente, uma noite bem dormida traz diversos benefícios para o organismo. Em muitos casos, a redução da qualidade de vida, a queda na produtividade - seja no trabalho, na escola ou em casa -, o aumento do estresse e da irritabilidade e até mesmo problemas de saúde estão diretamente ligados à baixa qualidade do sono.

Não podemos ignorar o fato de que existem distúrbios - como insônia, apnéia, ronco e bruxismo, por exemplo - que impedem uma noite tranquila. Para estes casos, há tratamentos específicos que devem ser indicados por um médico. Porém, muitas vezes, pequenas mudanças na rotina podem colaborar para a excelência do sono, sem a necessidade de remédios ou exames.

Para começar, devemos relacionar a cama somente ao ato de dormir - para assistir TV, ler um livro ou até mesmo se alimentar, prefira outros ambientes da casa. Ter horários regulares e deitar somente quando estiver sonolento, sem ficar rolando de um lado para outro da cama, também é importante para evitar o stress na hora que deve ser somente de descanso.

Um banho quente, luminosidade baixa e nada refeições pesadas, cafeína ou álcool nas horas que antecedem o sono ajudam o corpo a relaxar. Pelo mesmo motivo, devemos evitar praticar de atividades físicas que exijam muito dos músculos no período da noite; é melhor dar preferência a um alongamento ou caminhada leve. E não se esqueça que o ócio e cochilos durante o dia prejudicam bastante a qualidade do sono noturno.

Mas se mesmo dormindo pouco você consegue relaxar e descansar, não se preocupe! É normal que algumas pessoas durmam menos que outras, afinal, cada organismo tem uma necessidade diferente.

Atualizado em 6 Set 2011.