Guia da Semana

Por Adriana Farano


Nada melhor que um novo amor. Mas como deve ser o comportamento logo nos primeiros encontros? Natural claro, sem dispensar a boa dose de educação.
Nem todos sabem como agir nessas ocasiões, ficam sem jeito, envergonhados e acabam metendo as mãos entre as pernas. No final, o grande dia se torna uma catástrofe! O livro Amante Elegante - Um Guia de Etiqueta a Dois, da Claudia Matarazzo, Editora Melhoramentos conta com dicas bem objetivas, algumas com as principais dúvidas que assolam os apaixonados, incluindo aquelas, muito relacionadas ao bom senso, a educação e a etiqueta.
Etiqueta! Esse é o grande problema atual. O que fazer na hora que chega a conta? Deixo-a andar na minha frente? Essas dúvidas existem em muitos homens, que nunca sabem o que fazer ao certo.

Confira algumas dicas para os homens que não sabem o que fazer nessas situações
  • Abrir a porta do carro pode parecer fora de moda, mas ainda é um gesto encantador. E hoje, com as travas elétricas e controles remotos ficou muito mais fácil do que antigamente.
  • É o homem quem sempre puxa a cadeira em bares e restaurantes para a mulher sentar. Se o garçom estiver fazendo isso, fique em pé até ela se acomodar.
  • Quando a mulher pede licença para se levantar, o homem faz uma menção de se levantar - uma "meia levantada". É um gesto de atenção que certamente não passa despercebido.
  • Ao atravessar a rua, o homem deve segurar no cotovelo da mulher. É apenas um gesto de proteção, mas ainda muito apreciado.
  • Lembre-se: em escadas, o homem sobe atrás e desce na frente. Por que? Para proteger caso ela escorregue. Fácil, não?
  • Não dá para ser elegante de mau humor. Controle-se. Morda os dedos. Dê um soco na direção. Grite sozinho. Mas com ela, exiba no máximo preocupação. Mau humor, jamais!
  • Ao fazer o pedido, não alugue demais o maître ou garçom. Chame-o apenas quando tiverem resolvido o que querem. Se houver dúvidas, pergunte. Mas não faça perguntas descabidas como: "o peixe está bom hoje?"
  • Nada de chamar o garçom de chefe, amigo, assobios ou estalar os dedos. Um gesto discreto com as mãos deve bastar. Senão quando ele passar perto, o máximo que dá para se dizer ao chamá-lo é um "por favor" sem espalhafato.
  • A mulher pode dividir a conta, sim. Embora na primeira vez, quem convidou deve tomar a iniciativa e o outro se oferecer para rachar. Depois, cada casal tem uma forma de agir, mas o certo, se os dois trabalham, seria dividir. Entre amigos a regra é dividir, mas se ele insistir, ela deve ficar na dela e deixá-lo pagar sem muita onda.


  • Agora você já sabe o que deve ser feito para encantar e conquistar uma mulher. Não venha com a história que tudo isso é machismo e uma verdadeira bobagem. Todas as mulheres gostam de ser bem tratadas e merecem isso. "Eu e minhas amigas, um dia conversando, chegamos a conclusão que não estamos mais na idade de ficar com um cara que não pague a conta. Foi assim que nasceu a comunidade do Orkut "Homem TEM que pagar a conta!", diz Moana Cançado contadora e moderadora da comunidade. Hoje há 1.955 integrantes que juntos discutem esse assunto tão polêmico. Claro que cada casal tem um jeito e juntos conseguem chegar num acordo que seja bom para ambos.

    Atualizado em 6 Set 2011.