Foto: Getty Images |
Como sempre falo, os homens denominados ogros estão fora de moda e nenhuma mulher é obrigada a conviver com chulé de um marmanjo.
Os pés ficam abafados dentro dos sapatos, tênis ou qualquer calçado durante horas. Vivem em um ambiente quente, úmido e escuro, também conhecido por "paraíso dos fungos". Não é de admirar que, no final do dia, os seus pés tenham perdido o cheiro agradável do gel de banho que foi passado pela manhã. Mas isso não quer dizer que ao tirar os sapatos à noite, quando chegar na casa de sua gata, ela tenha que aguentar o seu chulé! Se o cheiro dos seus pés for muito intenso, então meu amigo, é hora de tomar uma atitude.
O mau cheiro dos pés está relacionado, essencialmente, com dois aspectos. O primeiro tem a ver com a transpiração dos pés. Todo mundo transpira pelos pés, seja muito ou pouco, mas há sempre transpiração. Esta pode alterar por diversos fatores, seja pela constante atividade física ou por uma alteração do próprio sistema nervoso da pessoa, que faz com que transpire um pouco mais, não só nos pés, mas também pelas axilas e mãos. Apenas a transpiração não provoca o mau cheiro nos pés; tem que estar associado à presença de bactérias e/ou fungos. São estes que dão aquele cheiro desagradável. O mau odor presente nestes casos surge devido à libertação de substâncias resultantes do metabolismo das próprias bactérias e/ou fungos.
Solução: Como os pés geralmente se encontram abafados com as meias e o calçado, é necessário ter determinados cuidados para que estas situações não surjam e não nos façam ficar embaraçados com quem está ao nosso lado. Primeiramente, fazer a higiene normal diária dos pés - caso não haja nenhuma alteração anormal -, basta usar um sabonete ou gel de banho, tendo sempre cuidado de secar muito bem entre os dedos que é o local preferido das bactérias.
Caso haja uma situação com transpiração excessiva, já acompanhada de mau cheiro, são necessários cuidados específicos. Neste caso, a higiene deve ser feita com um gel de lavagem antibacteriano e antifungo que é encontrado com facilidade nas farmácias e drogarias. Este gel de lavagem tem a finalidade de eliminar as bactérias e os fungos que possam existir. Normalmente com isto, esta situação normaliza ao fim de alguns dias. No entanto, caso os sintomas continuem, é aconselhável ir a um pedólogo ou dermatologista.
Para terminar, siga estes conselhos práticos para o ajudar a evitar o mau cheiro nos pés:
- Trocar frequentemente de calçado e nunca usá-lo dias seguidos;
- Usar sempre meias de algodão ou outra fibra natural, para que os pés respirem com mais facilidade;
- Secar muito bem os pés no fim do banho, especialmente no meio dos dedos.
Leia as colunas anteriores de Alexandre Taleb:
Regras Básicas
Bem saudável
Por que não?
Quem é o colunista: Alexandre Taleb.
O que faz: Consultor de Imagem (Coloração Pessoal, Personal Stylist e Personal Shoppers.
Pecado gastronômico: Comida Japonesa.
Melhor lugar do Brasil: Na praia, com família.
Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog
Atualizado em 6 Set 2011.