Guia da Semana

Foto: Getty Images



A Copa do Brasil, campeonato conhecido como caminho mais curto para a taça Libertadores, está em sua reta final. Faltam apenas duas etapas para conhecermos o primeiro representante brasileiro em 2010. A única certeza, porém, é que o torneio terá um clube do Paraná, Porto Alegre, Rio de Janeiro ou São Paulo. Em quem você apostaria? Vou fazer uma pequena retrospectiva a respeito desse campeonato.

O torneio, que começou em 1989, tem o Grêmio e o Cruzeiro como os maiores vencedores, cada um com quatro conquistas. Já entre os quatro representantes de 2009, o Internacional busca sua segunda conquista. A primeira foi em 1992. O Coritiba e o Vasco buscam o primeiro caneco. O Vasco bateu na trave em 2006, mas acabou derrotado pelo Flamengo. O Corinthians busca seu terceiro título, vencendo em 1995 e 2002. Vale lembrar que no ano passado, o clube foi derrotado pelo Sport na final.

Na primeira disputa das semifinais, Internacional e Corinthians saíram na frente. O Colorado, com apoio da torcida, levou um susto logo no começo, com o gol de Marcos Aurélio. Mas não demorou para se impor e mostrar toda a sua força. Mesmo com a saída de Nilmar com uma contusão no quadril, o time, comandado por Tite, com o jovem Taison brilhando novamente, não deixaria a história ser outra. O camisa sete marcou um gol e deu o passe para o segundo, de Alecsandro, além de começar a jogada que terminou no belo gol de Andrezinho.

Agora, para o Coritiba, resta apenas uma vitória por 2x0, no Couto Pereira, na próxima quarta. Caso leve um gol, vai ter que derrotar o quase imbatível clube gaúcho por três gols de vantagem. Para conseguir a proeza, terá o retorno de seu principal jogador, Marcelinho Paraíba. Eu acredito no Inter, mas o futebol prega peças nas horas menos esperadas.

Já no Maracanã, mesmo sem Ronaldo, o Corinthians mais uma vez fez bem a lição de casa contra o Vasco. No primeiro tempo, aliás, o Timão poderia ter até definido a sua classificação. Mas devido aos erros de finalização, teve que se contentar com um único gol, novamente de Dentinho que segue em ascensão pelo time. Mas veio a segunda etapa, e com ela o castigo. Mas seria mesmo um castigo?

Bem, os mais de 72 mil torcedores do clube cruzmaltino apoiaram, empurraram o Vasco ao empate. E ele veio com um gol chorado de Rodrigo Pimpão. E, diga-se de passagem, se não fosse novamente pela atuação do goleiro Felipe, que segue em uma fase espetacular, a história seria outra. Está respondida a questão? O Vasco busca repetir a façanha corinthiana no ano passado.


Eu não ficarei em cima do muro. Acredito em uma final entre gaúchos e paulistas, mas não me surpreenderia, caso um dos dois tropecem. Futebol tem dessas coisas e nada melhor para vê-las do que a Copa do Brasil, onde o quesito intangível sempre leva vantagem. É aguardar para ver!!

Leia as colunas anteriores de Rodrigo Curty:

O Brasil que encanta

É do Brasil

O novo dono da América

Quem é o colunista: Rodrigo Viana Curty.

O que faz: Jornalista e Radialista.

Pecado gastronômico: Coxinha de camarão do Bar Rebouças no Rio.

Melhor lugar do Brasil: Sem hipocrisia, mas difícil escolher apenas um.

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.