Guia da Semana

Fotos: Getty Images
Aliadas da dieta, as sopas podem nutrir e aquecer o organismo com poucas calorias

Nas noites frias, típicas de inverno, nada melhor do que chegar em casa e tomar uma sopa quente e nutritiva. Refeição leve e com grande quantidade de água, é de fácil digestão e pode, se preparada com ingredientes saudáveis, ser uma importante aliada na dieta. Mas como acontece com todo alimento, o preparo exige cuidados para não causar o efeito contrário ao que se espera.

Não exagerar na dosagem de sal e de óleo é o primeiro passo para obter uma sopa saudável. A quantidade ingerida também deve ser controlada, pois de nada adianta fazer uma refeição leve e repetir o prato várias vezes. Ingredientes como bacon, linguiça, carnes gordas e massas devem ser evitados.

"O ideal é que a sopa contenha ingredientes dos vários grupos de alimentos para torná-la o mais completa possível e seja complementada com ao menos uma fruta no final da refeição", orienta a nutricionista Solange de Oliveira Saavedra, gerente técnica do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas/ SP).

Para tornar o prato ideal, a especialista recomenda acrescentar à sopa verduras como agrião, rúcula, couve, acelga, escarola e fibras como o farelo de aveia ou de trigo. "Esses ingredientes ajudam a garantir maior saciedade, regulam a função intestinal e mantêm os níveis adequados de colesterol", explica.

Carboidratos e proteínas também são essenciais para uma refeição completa. Nesses grupos estão produtos como batata, feijão, mandioca, carnes magras e ovos.


Alternativas Saudáveis


Na hora de escolher os ingredientes, prefira legumes e verduras e evite massas, bacon e pães

Para os que preferem sopas mais cremosas, uma alternativa ao creme de leite são as leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico. É só bater parte dos ingredientes no liquidificador até obter a consistência desejada. "Essas sopas são uma excelente opção de jantar para as noites frias, podendo ser acompanhadas de torradas e queijo branco. Além disso, podemos acrescentar carnes magras a essas sopas, o que aumentará o valor nutritivo", destaca a especialista.

Produtos à base de soja também são aliados importantes das sopas. A carne de soja, por exemplo, pode substituir a carne vermelha. "Podem ser usados também o tofu (queijo de soja) e a proteína texturizada de soja, que é vendida como se fosse carne moída ou em pedaços de vários tamanhos, como carne em cubos", completa Solange.

Atualizado em 6 Set 2011.