Guia da Semana

Site oficial


O mundo dos coupés ganhou dois reforços este ano com os últimos lançamentos da Rolls-Royce e da Mercedes-Benz. Um deles foi revelado na última edição do Salão de Genebra: o Phantom Coupé da Rolls-Royce. Aguardado desde a edição de 2006, é o terceiro produto lançado pela empresa inglesa desde 1998, quando passou a fazer parte do grupo BMW. A novidade foi a apresentação mais cara do casting da exibição em 2008. Já a fabricante alemã Mercedes-Benz lançou o novo CLS, um modelo coupé de quatro portas que ganhou cara nova - e mais comportada - para encarar a concorrência em 2008. Fique por dentro:


Phantom Coupé

Site oficial


Baseado no cupê-conceito 101 EX, o aguardado Phantom Coupé foi revelado no Salão de Genebra de 2006. Passados dois anos, a nova máquina da Rolls-Royce será lançada mundialmente no próximo dia 4 de março, durante a 78ª edição da mostra suíça. A empresa inglesa informou que, assim como os outros integrantes da família Phantom, o coupé vai ser produzido na fábrica de Goodwood, na Inglaterra.

O automóvel é visualmente idêntico ao conceitual 101 EX. As características tradicionais da família Phantom não foram descartadas, o capô continua longo com linhas retas, o teto baixo e as rodas grandes. Apesar de 25 centímetros mais curto que a versão do Phantom original, o tamanho do veículo impressiona: são 5,61 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 3,32 de entre-eixos e 1,59 metros de altura.

Site oficial
Ainda apresenta detalhes modernos, com fileiras de leds sobre os faróis arredondados e capô, e coluna A com acabamento de aço escovado. Nas laterais destacam-se as rodas forjadas de 21 polegadas e as portas com abertura invertida. Esse recurso facilita o acesso ao interior do carro, além de permitir que a coluna A fique livre de dobradiças, o que proporciona uma estrutura mais maciça e maior rigidez torsional ao veículo. A tecnologia dos Run-Flat permite que os pneus rodem 160 quilômetros a uma velocidade de 80 km/h, em caso de perfuração.

Site oficial
O motor é o mesmo usado na família: o potente 6.75 litros V12 de 459 cavalos (a 5.350 rpm) e 73,4 kgfm de torque (a 3.500 rpm). A velocidade máxima do coupé é de 250 km/h (155 mph) e acelera de 0 a 96,5 km/h em 5,6 segundos. Para frear o carro de 2.590 kg - a versão para o mercado americano pesa 2.630 kg - o sistema de freios é equipado com discos de 374 milímetros do eixo dianteiro e 370 mm no traseiro. Os números de consumo divulgados pela Rolls-Royce informam que o novo modelo consome em média 4,3 km/l de gasolina em vias urbanas e 8,8 km/l na estrada.

Site oficial
Em termos de revestimento, o interior do automóvel é decorado com o que há de mais luxuoso, incluindo couro, insertos metálicos e madeira. A tradicional empresa britânica deixou sua marca na cabine, em detalhes que passam do relógio analógico ao centro do painel, aos botões arredondados do tipo órgão e chave de violino. O conjunto de som, desenvolvido pela Lexicon, é potente, com 15 alto-falantes espalhados pela cabine, dois subwoofers e um amplificador de nove canais. Mas o que mais chama a atenção é o sistema de iluminação composto por centenas de cabos de fibra ótica instalados do teto, que dão efeito de céu estrelado, ou seja, a noite nunca estará nublada dentro de um Phantom Coupe.

O carro de luxo será vendido por US$ 400 mil - cerca de R$ 700 mil.


Mercedes CLS

Site oficial


Para o lançamento europeu em março, um dos carros mais cobiçados da marca alemã ganhou uma repaginada no visual. Muitos detalhes foram modificados no coupé de quatro portas, preservando a essência da máquina que combina as linhas elegantes de um coupé com a funcionalidade de um sedã de quatro portas. Uma das novidades é a criação de uma nova versão de entrada, chamada CLS 280, mas o modelo top continua sendo o CLS 63 AMG, o mais poderoso e esportivo entre eles.

Entre as características, a grade frontal do veículo ganhou design mais esporte, além de lanternas formadas por LED e rodas diferenciadas, sendo de 17 polegadas para o CLS 280, de 18 polegadas para o CLS 500 e de 19 polegadas para o CLS 63 AMG. As luzes de pisca dos espelhos retrovisores diminuíram.

Site oficial


Em relação aos novos motores, o CLS 280 possui o propulsor menos potente, com 231 cv de potência. O mais veloz é o do CLS 63 AMG, que conta com um AMG V8 de 6.3 litros e 514 cv de potência, o que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. Além deles, existem as seguintes opções: CLS 320 CDI (V6 diesel, de 224 cv), CLS 350 CGI (V6, de 292 cv) e CLS 500 (V8, de 388 cv). Todos os modelos são equipados com transmissão de sete velocidades 7G-Tronic, com exceção do CLS 63 AMG, que apresenta sistema AMG Speedshift Plus 7G-Tronic.

Site oficial
O interior do carro está mais harmonioso, com um novo estilo de volante e elementos com visual de madeira - fibra de carbono na versão esportiva CLS 63 AMG -, o que torna o automóvel mais luxuoso.

Os preços vão de 55.692 euro - aproximadamente R$ 145 mil, para a versão CLS 280; a 106.624 euro - cerca de R$ 277 mil, para a versão CLS 63 AMG.

Atualizado em 6 Set 2011.