Guia da Semana

Divulgação


Para os amantes da velocidade sobre duas rodas, os lançamentos de 2008 prometem muita poeira. Muitas das novidades foram lançadas no final do ano passado, no Salão Duas Rodas, mas a BMW, por exemplo, acaba de apresentar a releitura do seu carro-chefe. O Guia da Semana separou as apostas das marcas mais sofisticadas do mundo do motociclismo, veja:

Harley Davidson

Neste ano, a marca rock´n´roll das motos modernizou vários modelos e ainda aproveitou para lançar três novidades: Softail FXCW Rocker, FXCW Rocker C e a Dyna FXDF Fat Bob.

Divulgação


Softail Rocker: mais longa e baixa, apresenta a suspensão direita bastante inclinada e entre-eixos de 1.759 mm. Seu banco tem lugar apenas para o piloto e o pneu traseiro é o mais largo usado pela marca, com 240 mm. O pára-lama traseiro é fixado na balança e a suspensão possui dois amortecedores escondidos embaixo da moto, com 86 mm. O tanque de combustível fica sob o painel. O motor é o Twin Cam 96B e as rodas são de liga leve.

Softail Rocker C: igual à ´irmã´, com exceção do banco dobrável para a garupa, que parece flutuar quando armada.

Divulgação


Dyna Fat Bob: é um streetfighter - guerreira urbana - com guidão alto e baixo, faol inédito e escape dois em um, batizado de Tommy Gun.

Além dos lançamentos, a tradicional marca apresentou alguns avanços tecnológicos, como o acelerador eletrônico, que usa sensores no lugar de cabos; freios ABS de série nos modelos Ultra Classic e Rod King Classic, e opcional nos demais; e tanque de combustível com mais capacidade.

Preços sob consulta.

BMW

Divulgação


A BMW também apresentou nos últimos dias o novo modelo R 1200 GS, o carro-chefe da marca alemã em todo o mundo. A motocicleta ganhou uma série de inovações que prometem agitar o mercado de big trails. A parte ciclística da moto ganhou modificações, com destaque para o ajuste eletro-hidráulico da pré-carga da mola dianteira e alterações visuais que a deixaram mais moderna, além de mudanças na mecânica que geraram mais desempenho.

O grupo óptico mantém dois faróis assimétricos na parte da frente, dispostos lado a lado, uma marca registrada dos modelos BMW. No visual, a carenagem lateral da nova R 1200 GS recebeu um investimento em aço inoxidável com um design mais moderno. O painel é formado por dois mostradores analógicos, que trazem o velocímetro e a rotação do motor, e um terceiro digital, com informações fornecidas pelo computador de bordo. Como opcional, o assento do piloto pode ser ajustado em dois níveis de altura diferentes, 850 ou 870 mm. O destaque da parte traseira é a lanterna formada por lâmpadas de LEDs.

O novo motor de dois cilindros opostos, com quatro válvulas por cilindro e refrigeração mista, agora é capaz de produzir 105 cavalos de potência a 7.500 rpm e torque de 11,5 kgm a 5.750 rpm. O câmbio permanece o mesmo, de seis velocidade, com a transmissão fianl feita por eixo-cardã. No entanto, a novidade mais interessante é o sistema ESA - Eletronic Suspension Adjustment - que possibilita ao piloto selecionar automaticamente diferentes configurações na regulagem das suspensões.

Divulgação


A BMW também vai comercializar no Brasil a versão Adventure do modelo, que apresenta como diferencial tanque de 33l de combustível, malas laterais e farol de milha.

O preço da R1200 GS varia de R$ 59,9 mil a R$ 77,9 mil. A versão Adventure tem preço inicial de R$ 83,9 mil.

Atualizado em 6 Set 2011.