Divulgação |
Para os amantes da velocidade sobre duas rodas, os lançamentos de 2008 prometem muita poeira. Muitas das novidades foram lançadas no final do ano passado, no Salão Duas Rodas, mas a BMW, por exemplo, acaba de apresentar a releitura do seu carro-chefe. O Guia da Semana separou as apostas das marcas mais sofisticadas do mundo do motociclismo, veja:
Harley Davidson
Neste ano, a marca rock´n´roll das motos modernizou vários modelos e ainda aproveitou para lançar três novidades: Softail FXCW Rocker, FXCW Rocker C e a Dyna FXDF Fat Bob.
Divulgação |
Softail Rocker: mais longa e baixa, apresenta a suspensão direita bastante inclinada e entre-eixos de 1.759 mm. Seu banco tem lugar apenas para o piloto e o pneu traseiro é o mais largo usado pela marca, com 240 mm. O pára-lama traseiro é fixado na balança e a suspensão possui dois amortecedores escondidos embaixo da moto, com 86 mm. O tanque de combustível fica sob o painel. O motor é o Twin Cam 96B e as rodas são de liga leve.
Softail Rocker C: igual à ´irmã´, com exceção do banco dobrável para a garupa, que parece flutuar quando armada.
Divulgação |
Dyna Fat Bob: é um streetfighter - guerreira urbana - com guidão alto e baixo, faol inédito e escape dois em um, batizado de Tommy Gun.
Além dos lançamentos, a tradicional marca apresentou alguns avanços tecnológicos, como o acelerador eletrônico, que usa sensores no lugar de cabos; freios ABS de série nos modelos Ultra Classic e Rod King Classic, e opcional nos demais; e tanque de combustível com mais capacidade.
Preços sob consulta.
BMW
Divulgação |
A BMW também apresentou nos últimos dias o novo modelo R 1200 GS, o carro-chefe da marca alemã em todo o mundo. A motocicleta ganhou uma série de inovações que prometem agitar o mercado de big trails. A parte ciclística da moto ganhou modificações, com destaque para o ajuste eletro-hidráulico da pré-carga da mola dianteira e alterações visuais que a deixaram mais moderna, além de mudanças na mecânica que geraram mais desempenho.
O grupo óptico mantém dois faróis assimétricos na parte da frente, dispostos lado a lado, uma marca registrada dos modelos BMW. No visual, a carenagem lateral da nova R 1200 GS recebeu um investimento em aço inoxidável com um design mais moderno. O painel é formado por dois mostradores analógicos, que trazem o velocímetro e a rotação do motor, e um terceiro digital, com informações fornecidas pelo computador de bordo. Como opcional, o assento do piloto pode ser ajustado em dois níveis de altura diferentes, 850 ou 870 mm. O destaque da parte traseira é a lanterna formada por lâmpadas de LEDs.
O novo motor de dois cilindros opostos, com quatro válvulas por cilindro e refrigeração mista, agora é capaz de produzir 105 cavalos de potência a 7.500 rpm e torque de 11,5 kgm a 5.750 rpm. O câmbio permanece o mesmo, de seis velocidade, com a transmissão fianl feita por eixo-cardã. No entanto, a novidade mais interessante é o sistema ESA - Eletronic Suspension Adjustment - que possibilita ao piloto selecionar automaticamente diferentes configurações na regulagem das suspensões.
Divulgação |
A BMW também vai comercializar no Brasil a versão Adventure do modelo, que apresenta como diferencial tanque de 33l de combustível, malas laterais e farol de milha.
O preço da R1200 GS varia de R$ 59,9 mil a R$ 77,9 mil. A versão Adventure tem preço inicial de R$ 83,9 mil.
Atualizado em 6 Set 2011.