Por Carolina Tavares
O
Annual Meeting in Washington, realizado no dia 06 de fevereiro deste ano, apresentou trabalhos científicos e pesquisas que trouxeram para o mundo da dermatologia novidades naturais para os cosméticos. Confira algumas inovações:
Chá branco: feito com folhas jovens e brotos, ele possui propriedades calmantes e de hidratação.
Cogumelos: há vários tipos de cogumelos benéficos. O shiitake regenera as células, hidrata e tem efeito antioxidante (combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele) e antinflamatório. Já o Hypsizygus ulmarius deixa a pele com efeito de restauração e mais luminosa, além de mais resistente, suavizando rugas e sinais de expressão.
Alecrim: o carnassol e o ácido ursálico são extraídos do produto e também têm efeito antioxidante, além de ser fotoprotetor, ou seja, protege contra os efeitos do sol na pele. Ele também reduz a produção da enzima que destrói o colágeno e faz com que apareçam sinais de flacidez, linhas de expressão e rugas.
Polypodium Leucotomos: (planta originária das Honduras) Com efeitos antioxidante, antiinflamatório e fotoprotetor, pode ser usada via oral ou tópica (através da pele). O produto mantém a capacidade de produzir colágeno. Para pacientes com doenças como vitiligo e psoríase, a planta reduz as chances de queimaduras e protege a membrana celular.
Própolis: Do própolis é extraída a substância nivcrisol - D, que possui efeito antimicrobiano e antiinflamatório, além de ajudar na recuperação de feridas. Um estudo canadense comprovou a cicatrização acelerada de herpes labial e genital com a utilização do produto.
Óleo de oliva e óleo de jasmim: Efeito antiinflamatório e antioxidante. As proteínas contidas nos óleos ajudam na nutrição, hidratação e retardamento do envelhecimento da pele, aumentando a função de defesa contra agentes externos.
Óleo de abacate: Restaura a função de barreira da pele, sendo um importante componente de hidratação e manutenção do aspecto íntegro da epiderme.
Óleo de Melaleuca - Tea-Tree: Combate os fungos, destruindo-os e aumentando a defesa da pele contra eles. Também ajuda no tratamento da acne, psoríase, feridas e queimaduras.
Semente de café: O efeito de hidratação possibilita recuperar o brilho, a maciez e a jovialidade.
Gengibre: Ajuda a melhorar a capacidade de defesa da pele. O produto também tem efeito regenerador que estimula a recuperação do brilho e maciez.
Previna a acne: Hoje, existem muitas formas de tratamento da acne realizadas por profissionais. De qualquer forma, é importante prevenir o aparecimento dessas irregularidades, que começam a surgir na puberdade.
Para tanto, as limpezas de pele só devem ser feitas pelos esteticistas orientados, que fazem apenas a retirada dos cravos, com técnica manual. Em casa, o paciente não deve mexer nas espinhas para evitar inflamações.
Máscaras para a retirada de acnes e espinhas anunciadas na indústria de beleza não funcionam na limpeza profunda da pele. Esse tipo de produto ajuda quem tem poucos cravos apenas.
Colaborou:
Dermatologista Marcelo Bellini - (11) 5908-0607