Guia da Semana

Site oficial


"Que tal se melhorarmos ainda mais nosso super esportivo?" Deve ter sido com este pensamento que os mecânicos da Koenigsegg resolveram criar uma potência maior para a estrela esportiva CCX - o mesmo modelo que antes do Bugatti Beyron ocupava o número um em recorde de velocidade, e que destronou em 2005 a Mclaren da F1.

A Koenigsegg é uma pequena fabricante de automóveis sueca, dirigida atualmente por seu fundador Christian von Koenigsegg, que começou a carreira com a criação do seu próprio veículo esportivo, aos 23 anos. Na empresa, trabalham apenas 38 pessoas, com a colaboração de várias empresas, todas elas suecas como o próprio Koenigsegg. A produção atual não supera um veículo ao mês, ainda que, segundo os responsáveis da marca, poderiam aumentar em até quatro unidades.

Site oficial


Com respeito ao CCX, mas a diferença nesta nova versão especial, denominada CCXR Special Edition, é uma questão de potência. Se os 806 cavalos originais deste coupé de inspiração Corvette o lançavam até a 395 km/h, os 1.018 cavalos desta versão super potente o levam aos incríveis 402,3 km/h de velocidade máxima, com uma aceleração de 0 a 100 km/h de apenas 2,9 segundos. E tudo isso sem aumentar os 46 litros de cilindrada do motor.

A carroceria não recebe nenhuma mudança significativa, salvo a mescla de vermelho e preto que ilustra também o logo do CCXR, e que alcança, de maneira muito equilibrada, o interior do super esportivo. Apresenta todos os elementos de luxo de um auto de série e está dentro do olimpo dos automóveis de produção mais rápidos do mundo. Com a fabricação limitada a seis carros, o CCXR custa 1.500.000 euro, com garantia de cinco anos.

Atualizado em 10 Abr 2012.