Foto: Site Oficial Manchester City |
Fico assustado quando vejo em lojas de esportes, várias crianças gritando para seus pais:
- Pai, eu quero aquela camisa do Real Madrid e a do Milan.
O pai, transtornado, tenta dissolver a idéia do filho.
- Essa é feia, leva essa do Timão que é a mais bonita.
E nada do filho aceitar, o máximo que acontece é o pai não comprar a camisa e o filho espernear, gritar e conseguir pelo menos um meião.
Mas por que isso acontece? Qual é o real motivo para que as crianças cada vez mais idolatrem os clubes estrangeiros e ignorem os clubes nacionais. Afinal, elas estão no Brasil, o País do Futebol.
Dois fatores contribuem para isso. O primeiro, e mais grave, é a falta de capacidade dos clubes brasileiros em cuidar do marketing e investir no futuro da sua torcida. Apenas o São Paulo tem uma estrutura que apóia esse tipo de ação com o Batismo Tricolor.
O segundo fator é a extensa exposição dos clubes estrangeiros na televisão aberta. Como exemplo, o campeonato italiano é transmitido em cinco canais diferentes (Bandeirantes, TV Esporte Interativo, Gazeta, ESPN e SporTV) e o brasileiro é transmitido apenas pela Rede Globo (com o mesmo jogo sendo retransmitido pela Band). E em todos esses canais o que vemos é um extremo ufanismo dos comentaristas ao afirmar que o futebol europeu é espetacular e que o Gattuso é o melhor volante do mundo (como pode?).
Quer dizer que não temos futebol de qualidade aqui? Que os nossos times, tradicionalíssimos e com histórias riquíssimas são menos importantes que uma Udinese ou um Manchester City?
Há algo de errado nisso....
Quem é o colunista: Ricardo Moreira Leite
O que faz: jornalista, 23 anos, blogueiro e viciado em futebol. Admira o futebol sul-americano e acha que europeu é tudo perna-de-pau.
Pecado Gastronômico: Pizza de quatro queijos
Melhor Lugar da Cidade: Avenida Paulista e Parque do Ibirapuera, durante a semana
Para Falar com Ricardo: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.