Guia da Semana

Getty Images

No próximo dia 11 de maio, celebraremos uma das datas mais importantes do calendário moderno - o dia das nossas amadas mães. Não importa se ela é alta, rechonchuda, elegante, ausente, amorosa, moderna... o fato é que todas as mães são especiais e únicas. Já dizia a anedota: "Mãe só tem uma".

E você, já pensou no que vai dar de presente para a sua mãe? Um perfume, uma blusa, uma torradeira, uma massagem nos pés... as opções são praticamente infinitas e para todos os gostos. Presentes para mães são fáceis e simples de se pensar, especialmente porque elas gostam de tudo em nós - inclusive das escolhas de lembranças para agradá-la neste dia. Ela certamente vai te agradecer, dizer que ´não precisava´ e tentar demonstrar de alguma forma que o seu presente foi adorável e lhe será muito útil.

Mas pare um pouco e tente relembrar os presentes que você deu à sua mãe ao longo dos últimos anos, nesta data especial. Pense com carinho... tente lembrar da expressão emocionada que sua mãe teve ao receber o presente... tente também lembrar do processo de escolha deste presente. O que o levou a escolher um kit maquiagem ou um livro cult? Eu fiz este exercício e devo confessar que não me lembro da maior partoe dos presentes que dei à minha querida mãezinha nos últimos dez anos - desde quando comecei a gerenciar um orçamento próprio.

Agora faça outro exercício: lembre-se de onde você celebrou o Réveillon nos últimos dez anos. Em que lugar estava? Por que foi para este local? Quem eram as pessoas que estavam com você? Fácil, né? Eu me lembro de todos eles, consecutivamente. Lembro-me de detalhes das ceias, das pessoas com quem estava... em alguns casos lembro-me até da roupa que usei e se choveu durante a virada.

O fato é que é muito mais fácil lembrar-se de datas especiais pelas experiências que vivemos junto das pessoas próximas a nós do que pelos bens que adquirimos nestes momentos. E acho que o mesmo vale para o Dia das Mães. Por isto, em 2008 eu quero passar um Dia das Mães especial! Uma data que me faça recordar de como é bom estar perto da minha mãe, que fique gravado como uma lembrança duradoura e alegre em nossas recordações e que seja tão especial como tantas viradas de ano que celebrei.

Presentes? Bens? Podem acompanhar uma celebração agradável e ilustrar um significado que pretendemos dar a este dia - mas o melhor presente de Dia das Mães que eu posso dar é simplesmente estar presente. Não apenas de corpo, mas integralmente - pensando em como será o nosso almoço, vivenciando os sentimentos bonitos desta data em clima de alegria por toda a família e demonstrando mais uma vez como é incrível ser filho de uma mãe tão especial.

Assim, por um Dia das Mães ainda mais especial em 2008, recomendo a todos os que puderem que não apenas dêem um presente às suas mães - mas que também estejam presentes junto de suas mães, dando um toque especial e memorável a esta comemoração.



Leia as colunas anteriores do João:

? Invente, tente, comemore uma Páscoa diferente: dê presentes originais nesta Páscoa, como um toy art de coelho ou uma tradição que traz sorte!


? Viajar é preciso... e cada vez mais fácil: com a valorização do Real, as viagens para fora do país são cada vez mais procuradas!


? Feliz presente de Natal: a febre consumista da época contrasta com as grandes diferenças sociais do país


? In be tween - comprando que nem os adultos: A nova geração trocou a infância para consumir produtos e marcas como os adultos


? Sociedade de consumismo: Consumir não é pecado, é necessário apenas ter consciência




Quem é o colunista: é o João

O que faz: trabalha com internet

Pecado gastronômico: chocolate de verdade

Melhor lugar do Brasil: Cambará do Sul

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.