Guia da Semana

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No mundo todo, o mercado de luxo fatura mais de US$ 400 bilhões de dólares ao ano. Segundo os resultados do primeiro estudo sobre o setor no Brasil, realizado pela MCF Consultoria &Conhecimento em parceria com o instituto de pesquisa GfK Indicator, o mercado atinge 2,5% da população. A pesquisa foi aplicada no período entre setembro de 2006 e janeiro de 2007, com a participação de 65 empresas nacionais e internacionais operantes no Brasil.

De acordo com os resultados, no ano de 2006, o faturamento dos negócios de luxo foi de US$ 3,9 bilhões no país, o que representa aproximadamente 1% da fatia do mercado mundial e um crescimento de 32% em comparação a 2005. O investimento brasileiro foi de US$ 680 milhões no ano passado. Deste total, 24% da verba foi destinada para a área de comunicação e 20% para a expansão do mercado. A MCF ainda estima que este ano, os negócios devem alcançar o valor de R$ 4,4 bilhões, o equivalente a 10% de crescimento em relação a 2006.

O mercado brasileiro direcionado para os negócios de luxo é um campo bastante promissor, mas ainda se encontra numa fase inicial. Comparado a países emergentes, tais como Rússia, Índia e China, o Brasil ocupa uma posição tímida. Segundo o consultor de luxo, Carlos Ferreirinha, "Esses países têm mantido taxas de crescimento que ultrapassam o percentual dos 45%". Mesmo assim, o crescimento de 17% do mercado de luxo em 2006 é considerado significativo em comparação ao do PIB - 3,7%.

Na América, nosso país está em segundo lugar no consumo de luxo, atrás apenas do imbatível Estados Unidos. Outro resultado que merece destaque refere-se às cidades brasileiras que tiveram maior crescimento. Apenas em São Paulo, os negócios cresceram 64% no ano passado; no Rio de Janeiro, 32%; em Porto Alegre e Belo Horizonte, 21%; e em Curitiba e no Distrito Federal, 16%. Nos próximos anos, cidades do Norte e Nordeste podem surgir como novos destinos de investimentos e crescimento.

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Em relação às marcas de luxo, o Brasil pode ser reconhecido por abrigar a loja de jeans Diesel que mais vende por metro quadrado no mundo, situada no shopping Iguatemi, em São Paulo. Também no mesmo shopping, a loja da Louis Vuitton está entre as cinco que mais faturam no planeta. Falando na poderosa francesa, em outra recente pesquisa realizada pela consultoria de marcas Interbrand em parceria com a revista americana Business Week sobre as 100 empresas mais valiosas do mundo, a Louis Vuitton é a grife de luxo mais bem colocada do ranking. Aparece em 17° lugar. Nas primeiras colocações estão a Coca-Cola, seguida pela Microsoft e pela IBM. O levantamento está na sétima edição da pesquisa Best Global.

Confira as posições de outras marcas famosas do mundo fashion:


? 46. Gucci

? 58. Channel

? 61. Gap

? 64. Zara

? 73. Hermes

? 79. Tiffany&Co.

? 83. Cartier

? 94. Prada

? 95. Burberry



Atualizado em 10 Abr 2012.