Por Márcio Antônio Garcês
Luxo: as bolsas Louis Vuitton são verdadeiros objetos de desejo |
Luxo e status são apenas alguns dos adjetivos para pontuar uma das marcas mais poderosas do mundo: a Louis Vuitton.
Este ano, a grife completou 150 anos de idade e contabiliza cerca de 322 lojas espalhadas pelos quatros cantos do mundo, sendo que, três delas estão instaladas no Brasil, uma no Rio de Janeiro e duas em São Paulo.
São mais de mil itens à venda que incluem, além das famosas malas e bolsas, as coleções prêt-à-porter feminino e masculino, que começaram a ser desenhadas pelo estilista americano Marc Jacobs, em 1998.
Aliás, vale a pena ressaltar que a contratação de Jacobs como diretor criativo da marca, fez com que o faturamento da empresa triplicasse, chegando aos US$ 4 bilhões no ano passado.
Através de parcerias com artistas como Takashi Murakami, Stephen Sprouse e Julie Verhoeven, Jacobs transformou a Louis Vuitton num ícone fashion. O estilista é responsável pela criação da empresa e de duas grifes que levam o seu nome, a Marc, de roupas menos caras, e a Marc Jacobs, de trajes prêt-à-porter.
Nostalgia - A LV surgiu quando o jovem Louis Vuitton, com apenas 15 anos, começou a desenvolver baús em um ateliê depois de fazer marcenaria com seu pai. Estas peças eram vendidas para Eugênia, esposa de Napoleão III, sobrinho de Bonaparte.
Gisele: estrela absoluta na campanha mundial |
Louis Vuitton foi inaugurada em 1854. Nesta época, os produtos eram personalizados e feitos sob encomenda. Dentre os objetos mais marcantes estavam o baú que virava cama e também charrete, geralmente desenvolvidos por viajantes europeus. O mais curioso era o baú aéreo, que flutuava se caísse no mar e ainda os baús armários e escritório. Todas essas peças estão expostas no museu da marca, o Travel Museum, em Asnières, na França.
Marc Jacobs o nome que garante o sucesso da marca |
Campanhas milionárias- As campanhas da LV são um caso à parte. São milhões de dólares investidos em produção, fotografia, e é claro, supermodelos.
Aliás, estrelar uma campanha da marca é como se fosse um passaporte para a fama. Na edição de verão, a top brasileira Gisele Bündchen teve esse previlégio e garantiu o trabalho sem a participação de nenhuma colega de profissão. Um luxo!
Para o inverno 2006/2007 da marca, as imagens da nova campanha publicitária acabam de ser divulgadas nas principais revistas do mundo. As modelos escolhidas desta vez foram Kate Moss, Naomi Cambpel, Daria Werbovy, Missy Rayder, Raquel Zimmermann, Kristina Kruze e Du Juan e tema não poderia ser mais sugestivo: a era das supermodelos nos anos 80.
Naomi em pose para a nova campanha da marca |
Serviço:
Louis Vuitton -Rua Haddock Lobo, 1.587, Jardim Paulistano. Tel.: (11) 3088-0833
Shopping Iguatemi - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano / Loja 2-N-06 / Piso 2 . Tel.: (11) 3819-4807
Atualizado em 6 Set 2011.