Foto: Sxc.Hu |
O futebol em 2009 já começou. No Brasil, a bola já rola nos torneios regionais, e também na competição mais esperada pelo torcedor brasileiro. Falo da Taça Libertadores da América.
A chamada fase Pré-Libertadores já definiu as equipes que participarão da fase de grupos da Libertadores. O El Nacional (Equador) foi eliminado, após a goleada de 5x0 e o empate de 3x3 com o Nacional (Paraguai).O time paraguaio está no Grupo 3.
Já O Universidad do Chile, em casa, conquistou uma importante vitória sobre o Pachuca, do México, por 1 a 0 e, mesmo com a derrota no México, por 2x1 entrou no grupo 7, que tem a equipe brasileira do Grêmio. Gol fora de casa vale ouro nessa competição.
Quem também se classificou foi a equipe do Independiente de Medellín. O time colombiano eliminou o tradicional Peñarol (Ururguai) com uma goleada de 4x0 e um empate sem gols e entrou no grupo que tem o São Paulo que deve ficar atento com o atacante Jackson Martinez, que já marcou três vezes.
O último representante do Grupo2, é a equipe do Deportivo Cuenca (Equador), que mesmo sendo derrotado por 2 a 0 na primeira partida contra o Deportivo Anzoátegui (Venezuela), conseguiu em casa, o placar de 3x0, com direito a dois gols do atacante brasileiro Rodrigo Teixeira.
Esse ano, os equatorianos não devem fazer história e o Cuenca ainda caiu no Grupo 2, que tem como grande favorito o Boca Juniors. A última vaga do Grupo 5 é de um clube argentino. O Sporting de Cristal (Peru) venceu o Estudiantes de La Plata (Argentina) por 2 a 1, mas não resistiu em La Plata, e com a derrota de 1x0 deu adeus ao torneio.
Quem também fez bem a lição de casa foi o Palmeiras. O Verdão em ritmo de treino, goleou o fraquissímo Real Potosí (Bolívia) no Palestra Itália, por 5x1 e mesmo em Potosí, jogando contra uma altitude de mais de 4 mil metros e 18 mil torcedores no alçapão Mário Mercado Vaca Guzmán, venceu por 2x0 e conquistou a vaga do grupo 1, onde já estão presentes o Sport Recife, a equipe equatoriana da LDU (atual campeão) e o Colo Colo (Chile).
Com essas definições começará, em 10 de fevereiro, a segunda fase da Taça Libertadores da América, uma competição que sem dúvida mexe demais com a paixão, com a ansiedade, e com a rivalidade dos clubes sul-americanos e mexicanos. Em 2009, o torneio comemora 50 anos de existência, e o segundo com o novo nome - Taça Santander Libertadores da América.
A COMPETIÇÃO:
Ao todo, são 32 equipes, divididas em oito grupos de quatro, onde seguem às oitavas-de-final, os dois primeiros colocados de cada grupo, totalizando 16 times. Depois, passam para as quartas-de-final os oito melhores. Na seqüência, as quatro melhores equipes avançam para as semi-finais e, finalmente, dessa etapa, saem os dois finalistas que, em duas partidas, buscarão a conquista da América.
Vamos conhecer agora um pouco das equipes brasileiras presentes:
Grupo 1: O Sport Recife chega a sua segunda Libertadores da história e trouxe, como grande reforço no ano, o nome do veterano meia Paulo Baier. O Leão espera surpreender a América, mas a tarefa não será nada fácil. A LDU, apesar de não ter a mesma equipe de 2008, conta com a altitude e também com a humildade para voltar a ser azarão. A equipe chilena do Colo-Colo não assusta, mas tem a tradição no torneio.
Grupo 4: O atual campeão brasileiro, o São Paulo, se reforçou de bons jogadores como o trio vindo do Fluminense - Washington, Júnior César e Arouca - para tentar o quarto título da história. O são-paulino almeja demais essa conquista, assim como Muricy Ramalho. Afinal, falta esse título para a carreira vitoriosa do treinador. Mas a missão não deverá ser tão fácil. Pela frente, o tricolor terá o Defensor Sporting (Uruguai), América de Cali (Colôbia) e o vencedor do confronto entre Peñarol (Uruguai) e Independiente de Medellín (Colômbia).
Grupo 5: Nesse grupo está presente o Cruzeiro. Mais experiente que em 2008, a equipe mineira busca o terceiro caneco na competição. Para isso, contará com a boa fase de Ramires, Wagner, Guilherme e do reforço Wellington Paulista. Enfrentará Universidad de Sucre (Bolívia), Deportivo Quito, atual campeão equatoriano, e o vencedor do duelo entre Estudiantes (Argentina) e o Sporting Cristal (Peru).
Grupo 7: O atual vice-campeão brasileiro, o Grêmio, manteve a base e contratou peças importantes como o artilheiro Alex Mineiro, para conquistar novamente a América. O tricolor gaúcho terá pela frente o Aurora (Bolívia), Boyacá Chicó (Colômbia) e o vencedor do confronto entre Pachuca (México) e a Universidad de Chile.
Boa sorte aos brasileiros na Copa Santander Libertadores 2009!
Leia a coluna anterior de Rodrigo Curty:
O que faz: Jornalista e Radialista.
Pecado gastronômico: Coxinha de camarão do Bar Rebouças no Rio.
Melhor lugar do Brasil: Sem hipocrisia, mas difícil escolher apenas um.
Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog
Atualizado em 6 Set 2011.