Por Milene Spinelli
O rosto é o nosso "cartão de visitas" e, quando surge aquela indesejável ruguinha ou pé-de-galinha, as mulheres se desesperam. Compram mil tipos de cremes para diversas regiões do rosto, dormem com rodelas de pepino nos olhos e até se submetem a intervenções cirúrgicas ou apelam para o botox. Muitas se esquecem, porém, que um dos principais aliados da juventude está disponível para qualquer pessoa, de forma simples e barata - a alimentação saudável.O dermatologista americano Nicholas Perricone, autor dos livros Rejuvenescimento Total e O Guia Perricone para Ter a Pele Mais Jovem (ambos da ed. Campus), desenvolveu a dieta do DMAE (dimetilaminoetanol), neurotransmissor precursor da acetilcolina, que estimula a contração muscular e diminui a flacidez e a perda de tônus da pele do rosto, região dos olhos e pescoço. A substância não é importada nem caríssima - pode ser "comprada" em supermercados e peixarias. É isso mesmo que você leu, cara leitora. A fonte do rejuvenescimento pode ser encontrada no salmão, alimento rico na substância milagrosa.
A teoria de Perricone defende que o corpo precisa de proteínas de alta qualidade (encontradas no salmão e outros peixes), além de carboidratos complexos e gorduras corretas. Na dieta, não há alimentos com alto índice glicêmico - como cenoura, arroz, massas, batata e açúcar - por serem potenciais agentes inflamatórios e comprometem a estrutura do colágeno, que sustenta a pele. "Geralmente, alimentos como frituras, gordura trans (encontradas em salgadinhos e bolachas), além de álcool e sal em excesso, são os grandes vilões da pele porque liberam muitos radicais livres", afirma o renomado endocrinologista Maurício Hirata.
Alimentos que melhoram a pele: |
Também conhecida como Dieta do Salmão, o método elaborado por Perricone promete uma limpeza geral da pele e pode ser feito de dois modos - em três dias, com um cardápio mais radical; ou em 28 dias, mais ameno, tendo como principal ingrediente, o salmão, que deve ser ingerido inclusive, no café da manhã.
Para as receosas em trocar o pão com manteiga pelo peixe, o endocrinologista Maurício Hirata esclarece: "Não há mal algum em comer salmão logo pela manhã. O café da manhã no Japão, por exemplo, contém peixe e é saudável. O ruim, em qualquer dieta, são os extremismos. Todo método deve ser orientado por um profissional da área de saúde."
De acordo com a nutricionista Karina Fiori, do Amarynthe Spa, que fica na Boutique da Daslu, em São Paulo, a dieta do DMAE tanto previne as rugas quanto melhora a aparência das que já existem. "A dieta é elaborada de acordo com cada paciente e pode ser complementada com o uso de cosméticos adequados e a prática diária de exercícios físicos. Deve ser seguida à risca para a obtenção de melhores resultados e não há restrições quanto aos horários, mas é importante respeitar todas as refeições, inclusive os "lanchinhos", sem pular etapas do cardápio", explica a nutricionista.
Como toda dieta revolucionária há controvérsias. "Ninguém consegue rejuvenescer, o máximo que se consegue é retardar o envelhecimento. É evidente que uma dieta balanceada, rica em verduras, frutas, peixes e carboidratos complexos melhora a pele, afinal, a matéria-prima para fabricarmos a pele vem da alimentação", questiona Dr. Hirata.
Recomendações para melhorar a eficácia da dieta: |
Confira exemplo de cardápio criado para a dieta de três dias:
* Cardápio elaborado pelas nutricionistas Karina Fiori e Mariana Foz, do Amarynthe Spa.
Serviço:
Amarynthe Spa - Boutique Daslu
Nutricionistas: Karina Fiori e Mariana Foz.
Av. Chedid Jafet, 131, 3º andar.
Tel: (11) 3841-8250.
http://www.amarynthe.com.br
Dr. Maurício Hirata, endocrinologista
Atende em São Paulo - SP.
Fotos ilustrativas: Stock.XCHNG
Atualizado em 10 Abr 2012.