Guia da Semana


Foto: Photocase.de


O lançamento do filme O Segredo, de Rhonda Byrne, em 2007, trouxe à tona um conhecimento que poucas pessoas o tinham até então: a lei da atração. Depois do filme, diversos livros sobre o assunto chegaram ao mercado com o objetivo de mostrar às pessoas a importância do pensamento positivo na construção de nossas vidas.

A questão é que, após obterem conhecimento desta lei tão poderosa, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como podem efetivamente colocá-la em prática para conquistar seus objetivos e atrair para si as coisas que desejam para a sua vida.

Como fazer para ter saúde, comprar o apartamento ou o carro tão desejado, fazer a viagem dos sonhos ou encontrar a pessoa ideal para relacionamento? Essas e outras dúvidas permanecem na mente de grande parte das pessoas que tiveram acesso aos diversos filmes e livros de auto-ajuda sobre o tema.

É importante saber que mesmo aqueles que não conhecem ou rejeitam a lei da atração, já estão vivenciando-a, pois atraímos para a nossa vida qualquer coisa à qual dedicamos atenção, energia e concentração, tanto em termos positivos quanto em negativos.

Por isso, o primeiro passo para conquistar o que deseja é saber o que se quer, ou seja, a pessoa deve ter certeza do que ela almeja alcançar. Feito isso, é necessário saber realizar o pedido. O nosso cérebro não entende a palavra "não". Isso pode ser facilmente percebido quando ouvimos alguém nos dizer: "Não pense em uma maçã verde" e imediatamente visualizamos a fruta. Logo, para fazer o pedido corretamente, é preciso trocar frases negativas por frases afirmativas, pois quando nos ouvimos dizendo a palavra "não", estamos investindo atenção naquilo que não queremos.

Ao longo da minha trajetória profissional, tenho visto exemplos de pessoas que colocaram o pensamento de forma congruente e tiveram conquistas profissionais e de saúde, como a cura da depressão. Outro exemplo é o de uma paciente que mora no Tatuapé e trabalhava na Vila Olímpia. Ela passava seis horas por dia no trânsito, estava estressada e achava muito difícil conseguir emprego perto de sua residência. Quando ela trocou o pensamento "não quero trabalhar longe de casa" por "quero trabalhar perto de casa", encontrou um emprego, no Tatuapé, a três quadras de sua residência.


Foto: Photocase.de


Outro ponto importante para que o nosso pedido dê certo, é que precisamos estar no comando do nosso desejo, ou seja, não podemos depender da vontade do outro. Por exemplo, se você deseja trabalhar em uma empresa X do setor de cosméticos, você depende da vontade dos diretores daquela empresa de querer contratá-lo (a). Nesse caso, você depende da vontade de terceiros e não está no comando integral de seu desejo. Para que o seu pedido dê certo, você deve pensar: "Eu quero trabalhar numa empresa brasileira ou multinacional do setor de cosméticos". Dessa forma, a vontade é sua e independe da vontade de uma empresa específica, pois entre as diversas organizações existentes neste setor, uma delas pode ter interesse em contratá-la.

Além disso, é preciso que você acredite em seu pedido e que este seja congruente com os seus valores e crenças. Um outro exemplo são os pedidos de pessoas que desejam encontrar o parceiro ideal para compartilhar a sua vida. Estas pessoas têm que acreditar que este pedido é plenamente possível, uma vez que, centenas de pessoas estão conhecendo seus (as) futuros(as) esposos(as) neste momento e que não foi determinado quem é o parceiro, ou seja, estas pessoas estão no comando integral de suas vontades.

Outra dica: "viaje para o futuro", mentalize o que você deseja. As técnicas de Programação Neurolinguística (PNL) são importantes nesse processo, porque explicam como o "computador cerebral" funciona. Quem trabalha com PNL é também chamado de programador, pois faz programações mentais e cerebrais. Diga para você mesmo o que você deseja alcançar e imagine-se já tendo conquistado o objetivo.


Foto: Photocase.de


E, por fim, aprenda a mudar condicionamentos. Um bom exercício para isso é a gratidão. Faça uma lista de tudo o que você já possui fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente na direção do desejo. Esse exercício o ajudará a emitir fortes vibrações positivas. Uma outra sugestão é criar uma caixa mágica para colecionar objetos que representem o seu desejo: reportagens ou figuras que foram recortadas de revistas ou jornais, folhetos de viagens que gostaria de fazer ou cartões de visitas de pessoas com quem você gostaria de trabalhar. Esse exercício proporciona a esperança, que também é uma vibração positiva. E o mais importante de tudo: ao fazer o seu pedido, não se preocupe em "como" realizá-lo, pois como dizia Carl Gustav Jung, existe uma sincronicidade que trabalha a nosso favor.

Quem é o colunista: Rubens Cascapera, médico clínico geral, ortomolecular, homeopata e acupunturista.

O que faz: Dirige uma clínica médica no Tatuapé e participa do Programa Allegrum Vivi, ao vivo, na Rádio Boa Nova (1450 AM) todas as terças-feiras, das 10 às 11h com a farmacêutica Joely Pucci.

Pecado gastronômico: Salmão a Belle Meniere

Melhor lugar do Brasil: Porto Seguro, na Bahia

Como falar com ela: [email protected]

Atualizado em 10 Abr 2012.