Guia da Semana

Prefira restaurantes especializados no preparo de carnes brancas e pratos menos gordurosos, para não vê-lo desperdiçar o tempo e a energia gastos nos exercícios. Locais especializados em frutos do mar também podem ser uma boa opção. O ambiente precisa ser o menos sisudo possível. Confira algumas sugestões nas principais capitais do país:

Belo Horizonte



Acervo da Carne
Cercado por mata e riacho, funciona no sistema à la carte. O destaque do cardápio fica por conta da picanha argentina, da bisteca de vitelo com osso e do pernil de javali ao vinho.



Vila Árabe
No primeiro salão, está o serviço de bufê que oferece 60 pratos da gastronomia libanesa e brasileira. No segundo, há dois haréns, onde são realizados shows de dança do ventre.



Fonte de Minas
Serve pratos dentro da linha macrobiótica, com massas e arroz integral, em diversas receitas. Os sucos levam chá, como o banchá com limão (uma erva terapêutica oriental).


Brasília



Bargaço
A casa trabalha com linguado, badejo, salmão, surubim, camarão, lagosta, ostra, siri, polvo e sururu. Um dos destaques do cardápio é o camarão tropical, servido dentro de um coco.



Oca da Tribo
Os pratos são misturam legumes e verduras com carnes silvestres, como javali, marrecos, filés de búfalo, avestruz e ema. Nada leva ovos, gordura ou qualquer derivado de animais.



Estação do Guaraná
Entre as sugestões da casa, está o prato de salmão ao molho de alcaparras, com arroz de brócolis, farofa de ovo e fritas. Para acompanhar, escolha uma das 28 opções de sucos.


Curitiba



Bar do Victor
Tem como destaque no cardápio o linguado de mama com peixe grelhado, acompanhado de creme de palmito e camarões, e a carta de vinhos com cem rótulos nacionais e importados.



Armazém Santo Antônio
O local tem decoração rústica e colorida. O cardápio tem opções que incluem saladas, sopas e carnes de caça, como javali e coelho. Para beber, vinhos de várias nacionalidades.



Clorofila
A comida servida é a macrobiótica e recebe desde adeptos da dieta até curiosos. A maior parte dos pratos oferecidos são cozidos e à base de cereais integrais, legumes e vegetais.


Florianópolis



Toca da Garoupa
O espaço é inspirado em um barco, no convés ficam as mesas, enquanto algumas escotilhas permitem observar a cozinha, de onde saem moquecas, coquilles, camarões e lagostas.



Big Bamboo
Serve alimentos naturais e orgânicos, com especialidade para os frutos do mar e saladas. No cardápio, camarão quatro queijos, com provolone, mussarela, gorgonzola e parmesão.



Tempero Nordestino
Oferece pratos típicos da região nordeste do país, como vatapá, acarajé, buchada de bode, carne-de-sol e baião de dois. O som ambiente, como não poderia deixar de ser, é o forró.


Porto Alegre



Chiwawa
Tem como especialidade o camarão à moda do chef, com molho de mostarda, arroz à grega e fritas. Os destaques ficam para o camarão à milanesa e a casquinha de siri, como entrada.



Al Nur
O destaque da casa vai para a Rodada Al Nur, nove pratos com repetição à vontade - kibe cru, hãmus, tabule, espeto de kafta, kibe frito, falefel, mjadra, malfuf, esfiha e pão árabe.



Massala Cozinha Natural
Surgiu com a idéia de misturar temperos utilizados na culinária indiana. Em um ambiente climatizado, a casa oferece bufê completo com saladas, pratos quentes, sobremesa e chás.


Rio de Janeiro



Celeiro
Quem vai à casa pode saborear mais de 50 opções de saladas prontas, pratos à base de carne, frango e peixes. Além disso, são servidas massas e algumas iguarias japonesas.



Satyricon
Tem nos pratos preparados com peixes o maior destaque, como o filé assado no vapor com frutos do mar, champignon e vinho, mas também oferece comida italiana e japonesa.



Quinta
Oferece um cardápio sofisticado em um ambiente relaxante para quem gosta de curtir a natureza. As especialidades do restaurante são os frutos do mar e as carnes de caça.


Salvador



Califa
Pratos da cozinha árabe são servidos com fartura. No cardápio, porção de miniquibes com miniesfihas, pratos frios com homus, coalhada seca, quibe cru, tabule e pão sírio.



Mistura
Concilia culinária baiana e mediterrânea. Lagosta, siri e camarão pitu grelhados são os destaques do cardápio. O espaguete aos frutos do mar também é uma boa pedida.



Paraíso Tropical
Os pratos são leves, o leite de coco e o azeite-de-dendê são de fabricação própria, os ingredientes são frescos e não têm conservantes. Destaque para a moqueca tradicional.


São Paulo



Amadeus - Frutos do Mar
A curiosidade está no nome dos pratos, que sempre remetem à música, como o Prelúdio para Tinto (brandade de bacalhau, vieiras no rouge, haddock com lentilhas e straciatelli).



Maní
Mistura conceitos das cozinhas espanhola, italiana e brasileira. Os produtos orgânicos reinam absolutos, e os acompanhementos levam azeite de oliva extravirgem e agar-agar.



A Figueira Rubaiyat
Tem quatro fornos de barro, uma grelha com brasas para preparação de frutos do mar e um fogão, de onde saem receitas como paella, pargo assado e nhoque de batata com ossobuco.



Siá Mariana
Oferece para o Dia dos Pais o rodízio de peixes (R$ 69,90) oriundos do Pantanal. Como cortesia, cada pai poderá provar um apetitoso drinque à base de frutas populares de Cuiabá.


Atualizado em 10 Abr 2012.