Guia da Semana

Foto: Nathalia Clark/APH


Um dos palestrantes mais esperados da Campus Party, que discursou no dia da abertura do evento, 18 de janeiro, Albert Arnold "Al" Gore foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Bill Clinton. Ele ficou mais conhecido com seu livro "Uma verdade inconveniente", lançado em 2007, e que virou um documentário de mesmo nome - a repercussão foi tão grande que ele ganhou o Oscar de melhor documentário no mesmo ano.

Sua trajetória na defesa do meio ambiente e o alerta para os riscos do aquecimento global, porém, não são de agora: o discurso e a batalha começaram com a sua vida política, no Congresso Americano, há 30 anos. Mas foi somente em 1992 que ele lançou o livro Earth in the Balance: Ecology and the Human Spirit (Terra em balanço: Ecologia e o Espírito Humano, Global Editora), que, já na época, ficou entre os mais vendidos.

Na Campus Party, ele lembrou dos temporais que atingem o sudeste do Brasil, em particular no Rio de Janeiro, na cidade de Teresópolis. "Isso já estava previsto com o aquecimento global", disse. E ele acredita na Internet e nos jovens para conscientizar as pessoas na diminuição da poluição no mundo. "Essa geração que usa ferramentas digitais tem a missão de mudar a história positivamente e usar a internet para criar um futuro melhor".

Al Gore, que no dia 31 de março completa 63 anos, é casado, tem quatro filhos e três netos, é um homem multimídia e que, antes de ser senador e vice-presidente, foi até jornalista. Gore cresceu na cidade de Carthage, no estado norte-americano do Tennessee, e estudou na Universidade de Harvard. Serviu o exército dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã (1959-1975). Quando retornou, trabalhou como repórter e ainda fez mais uma faculdade: estudou na Universidade de Vanderbilt.

Entrou para a vida política e, depois da sua passagem pela vice-presidência dos Estados Unidos, ajudou a fundar a Current TV, um canal a cabo independente para jovens, baseado no jornalismo comunitário e no envio de material pelos próprios telespectadores. Além disso, é membro da mesa de diretores da Apple e conselheiro-sênior da Google, e professor visitante da Universidade de Murfreesboro, no estado americano do Tennessee. É o que se pode chamar de multitask man.

Atualizado em 6 Set 2011.