Guia da Semana

Foto: Getty Images

A Fiel já sabe e já contou pro resto do povo, mas eu vou dizer outra vez: o Corinthians já está classificado para disputar a Série A de 2009. Com seis rodadas de antecedência, abre 19 pontos de vantagem sobre o quinto colocado (o primeiro fora da zona de classificação) e não pode ser mais ultrapassado.

No resumo do meu pai, seu Manoel Ribeiro, após o apito final do jogo contra o Ceará, ocorrido sábado, no Pacaembu, que acompanhamos pela rádio: "Arrebentamos com os caras, filho!"

Pois é, a tal da Série B se mostrou bem fácil para o Corinthians, para tranqüilidade da Fiel e dissabor da ampla, vastíssima massa de secadores que o clube arrebanhou nestes anos todos. Meu já citado pai provavelmente vai poder dizer que foi por muito pouco que não ganhou uma ambiciosa aposta, que fez logo no início do campeonato com um torcedor do São Paulo, freqüentador do mesmo boteco que ele, de que o Timão subiria sem perder nenhum jogo. Até agora, foram somente dois, contra Bahia (0 x 1, no Pacaembu) e Vila Nova (2 x 1, em Goiânia). Aliás, é possível que se confirme o prognóstico feito pelo santista Glauco em um boteco, acho que no segundo ou terceiro jogo da Série B: "Fica tranqüilo, Corinthians de zero a três derrotas na Série B".

Não segui a princípio o conselho do camarada. Fiquei bastante apreensivo e por um bom tempo. Aprendi em 1993, depois do ´gol-porquinho´ de Viola, que cantar vitória antes da hora não faz bem a ninguém. Pois cantemos agora, todos juntos. Pode ser a música escolhida pela diretoria para celebrar o retorno - "O Portão", de Roberto Carlos. Mas, para quem não gostar, que escolha sua canção de redenção, retorno ou vitória. O Timão merece.

Foto: Morguefile.com

Futuro

Sei que o momento é de festa, mas já começo a me preocupar com a temporada de 2009. A primeira pergunta é se o time montado pelo Mano Menezes segura a onda da Série A. A outra é se será esse time mesmo que vai disputá-la.

Sobre o time, acho que não fica devendo tanto para outros elencos da primeira divisão desse ano. Com mais uns dois ou três reforços segura bem a onda e pode disputar uma vaga na Libertadores. Eu diria que um lateral-direito, um zagueiro e um meia melhorariam o elenco. Mas a principal carência é no ataque. Precisamos de preferência, de um centroavante. Para o setor, o Lance! afirmou que o time procurou o Botafogo para tentar trazer Jorge Henrique. Antes disso, falou-se em Deivid, o que seria uma excelente opção.

Essa é a visão otimista. Cabe aqui lembrar que algumas das peças principais do Corinthians, como Douglas e Morais, já disputaram a Série A e seus times não tiveram desempenhos grandiosos. Se Douglas estava no pequeno São Caetano, Morais estava no Vasco. Vai saber como se comportarão juntos.

Isso nos leva ao outro ponto: será que eles estarão juntos? Eu cheguei a ler uma matéria a respeito da situação dos jogadores. Felipe, André Santos, Dentinho e Douglas estariam sendo oferecidos pela diretoria para negociações com o futebol europeu, o que considero burrice, porque eles podem se valorizar muito mais disputando a elite do que na Série B. Além disso, há jogadores que não têm contrato com o clube e que podem ser levados por seus reais "proprietários", como Elias (fatiado entre Traffic e o agente Carlos Leite), Morais (emprestado pelo Vasco) e Herrera (do clube argentino Gimnasia y Esgrima, San Lorenzo e agente Raul Delgado, que pedem US$ 3 milhões pelo passe do rapaz).

Também deverão sair outros como Denis, Marcel, Perdigão (da lista dos que já vão tarde), Bebeto, Careca, Alves, Rafinha, Almeida (da lista dos que eu nem sei o que estiveram fazendo ali) e (é bem provável) o lateral direito Diogo, contratado há cerca de um mês, junto ao Sport Recife. Se for verdade, será o negócio mais ridículo da história. Quer dizer, depois de "doar" o Dinelson para o Coritiba. Ah, sim! Tem ainda o Lulinha, que pode ser emprestado para ganhar experiência, ausência que seria comemorada por boa parte da torcida.

Enfim, ainda há um longo caminho até o ano que vem. Com a volatilidade dos elencos de hoje, é difícil prever qualquer coisa. Só podemos rezar (e cobrar) para que a diretoria faça um planejamento decente.

Quem é o colunista: Nicolau Soares.

O que faz: Corinthiano, jornalista e um dos autores do Futepoca (Futebol, Política e Cachaça), indicado como melhor blog de língua portuguesa pelo The Bobs.

Pecado gastronômico: Pastel de feita sabor Bauru.

Melhor lugar de São Paulo: A conjunção do Teatro Municipal, Vale do Anhangabaú e Viaduto do Chá, no Centro Velho de São Paulo.

Fale com ele: [email protected] ou acesse blog

Atualizado em 6 Set 2011.