Guia da Semana

Foto: Divulgação
Arezzo


A moda aposta cada vez mais no passado. As coleções trazem um estilo retro e os calçados não poderiam ficar de fora. Os sapatos de verniz eram usados por homens e mulheres no fim do século XVII, mas foi no século XIX que as mulheres ganharam o direito único sobre eles, adicionando algumas fivelas, laços e saltos.

Foto: Divulgação
Arezzo
De acordo com a estilista e consultora de moda Paula Auler, o verniz está chegando com força total, numa referência aos sapatos, bolsas e cintos dos anos 80. Nas vitrines, é possível encontrar sapatilhas em cores vivas e brilhantes, além de algumas cítricas.

Existem dois tipos desses acessórios. Há aqueles onde o verniz é do próprio couro, tornando-o mais brilhante e resistente. Os outros são fabricados com plástico, portanto são mais baratos e trazem a moda do colorido.

Para não esquentar os pés no verão, existem sapatos com abertura nos dedos e laterais vazadas. Para o inverno, a dica é utilizar o acessório com meia-calça opaca e escura.

Foto: Divulgação
Piccadilly


As peças podem ser desfiladas com qualquer tipo de roupa, mesmo com jeans, que se encontra em todos os lugares. Com vestidinhos de malha também é permitido, mas não se esqueça da meia-calça quando houver baixas temperaturas.

Se a composição for um jeans e uma camiseta lisa, abuse das cores, mas com apenas uma peça de verniz por vez. O produto merece cuidados na hora de compor o visual, pois já chama atenção naturalmente pelas suas cores e brilho.

Foto: Divulgação
Paula Ferber


Prefira sempre uma roupa delicada e discreta, aproveitando as cores vibrantes do verniz para dar o toque especial. Não utilize, por exemplo, o sapato e a bolsa ao mesmo tempo, preferindo outro material e até mesmo outra cor.

É possível utilizar os acessórios mesmo no ambiente de trabalho, mas, nesse caso, prefira discrição nas cores. A consultora de moda Maria Zeli lembra também que, em festas sociais, é preciso tomar cuidado com eles. Carteiras de verniz e couro estão na moda e são permitidas. Quanto aos sapatos, observe bem se o vestido escolhido combina com a opção, mas não são muito indicados para a ocasião.

Cuidados com o verniz
? Sempre que for guardar seu acessório de verniz, embrulhe num tecido de feltro, evite deixar os sapatos no sol e guarde em lugar fresco.

? Não guarde as bolsas todas juntas e sem o feltro, pois elas podem grudar.

? Se o objeto estiver sujo, não limpe com água, mas com um pano umedecido com azeite ou glicerina.

? Não deixe os calçados uns sob os outros, para não estragar.

? Quando utilizar uma peça de couro e outra de verniz, não o faça por muito tempo, pois o acessório pode ficar manchado, já que a cor do couro passa para o verniz. Ex.: casaco de couro com bolsa de verniz ou calça com cinto.

? Cuidado com bancos de couro dos carros. Nos dias quentes, prefira retirar o acessório de verniz caso vá ficar muito tempo sentada no banco.



A figurinista e produtora de moda Ana Alcântara explica que o preto reina em bolsas, peep toe e sandálias com saltos mais criativos. Para o dia-a-dia, você pode utilizar as sapatilhas. Maxi bolsas brancas com micro vestidos trapézio são uma outra opção. Caso prefira cobrir as pernas, abuse da legging preta. Já para disfarçar a cintura marcada, nada com um cinto largo e vermelho, de preferência com uma camisa clássica branca.

Sandálias e sapatilhas de verniz azul bic, amarelo náutico ou preto básico estão em alta. Para fazer sucesso, a especialista sugere um look todo preto com alguma sandália inusitada. Para mulheres menores de 1,60m, as maxi bolsas não são recomendadas, já que achatam a silhueta. A solução é optar por uma bolsa bola ou carteira de luxo.

Outra sugestão é escolher sempre um jeans skinny, com uma túnica lisa, e ousar no verniz da bolsa, sandália ou cinto, mas sem usar todos acessórios de uma vez. Para a noite, aproveite a cintura mais baixa da calça trompete com um cinto colorido e uma regata branca de malha canelada com recorte nadador.

Verniz e estampa não combinam! A exceção fica para um peep toe de verniz preto ou branco.

Colaboraram:
? Paula Auler
? Maria Zeli
? Paula Ferber
? Arezzo
? Piccadilly
? Ana Alcantara

Atualizado em 10 Abr 2012.