Sid Vicious |
Nos anos 30, o fotógrafo americano Weegee se colocava a ouvir o rádio da polícia de madrugada e corria para a cena dos crimes de Nova York. Gostava de fotografar os corpos ensangüentados das vítimas no chão, cobertas, se tanto, por algumas folhas de jornal. Edward Weston fotografava pimentões com uma lente macro em busca de ângulos antropomórficos, quase sensuais. Ansel Adams passou anos com a câmera apontada para o cenário idílico do parque nacional de Yosemite na Califórnia. Cada par de olhos colocando a sua mania em foco.
A mania de Bob Gruen, outro fotógrafo americano, são os roqueiros. Há anos persegue os maiores ícones do rock´n´roll, produzindo imagens antológicas. E é ele a estrela de uma exposição intitulada Rockers que foi lançada recentemente na Faap. São mais de 270 imagens, espalhadas por nove ambientes e acompanhadas de cinco trilhas sonoras diferentes, de rock, claro. Para ficar ainda mais interessante, a mostra tem curadoria do Supla - o mais autêntico imitador do Billy Idol de todos os tempos. Confesso que ainda não fui até a Faap, a exposição está na minha "to do list", ou melhor, na minha "to see list".
Na verdade, o que me chamou a atenção mesmo foi o anacronismo da palavra roqueiro. Quando era menor surgiu um álbum de figurinhas - o Álbum do Rock, se não me falha a memória - que virou febre em todas as escolas. Twisted Sisters, Kiss, Alice Cooper. Estavam todos lá, fazendo cara de mau, comendo morcegos e pintinhos vivos no palco. Só não comiam criancinhas porque isso era exclusividade dos comunistas. Os roqueiros eram de dar medo. Nossas mães detestavam o estilo sujo, as calças de couro, o cabelo comprido. Quer estilo mais tiozão e mais inofensivo do que esse visual roqueiro-Iggy Pop hoje em dia?
Os neo-roqueiros (dá para chamar The Strokes ou The Killers de roqueiros?) parecem mais publicitários, designers, skatistas, artistas plásticos ou grafiteiros chiques. Cabelo com cera e mullet, calça jeans e tênis de grife, cara de tédio. Visual claramente inspirado nos adolescentes do Vale do Silício. Você sabe bem o tipo: aqueles nerds e gamers do sul da Califórnia, que volta e meia lançam uma idéia que revoluciona a internet. Vão de um computador na garagem da casa dos pais a uma megacorporação que fatura milhões em poucos anos.
O hit do You Tube Treadmills, da banda Ok Go, revela bem esse novo perfil. Quatro nerds fazendo uma coreografia absolutamente sincronizada em esteiras de academia. Nossas mães não tem mais o que temer. Não são maus exemplos. Imagino que as coisas ilícitas ainda devem rolar, mas deixaram de ser manchete. Nada a ver com aquele velho roqueiro que outro dia disse ter cheirado as cinzas de seu pai junto com outras coisas mais. Até mesmo os televisores dos quartos de hotel têm se mantido intactos. Hoje em dia, alguns chegam a pedir um ambiente totalmente vegetariano em seus shows, como o ex-Beatle Paul McCarney - que, diga-se, sempre foi menos roqueiro e mais bom moço.
Tomemos agora uma das fotos da exposição de Bob Gruen. Vemos Sid Vicious, baixista do Sex Pistols, comendo um cachorro-quente. Está todo lambuzado de mostarda e olha a lente do fotógrafo com seus óculos escuros e cara de mau. Ter cara de mau era pré-requisito para conseguir fãs e compradores de discos. Hoje a coisa mudou de figura. Só veríamos um ídolo pop comendo um dog se estivesse de contrato assinado com alguma rede de fast food.
Leia as colunas anteriores do James:
? Sobre Ferraris e outros equipamentos: Já pensou se o botão giratório do seu i-Pod pudesse controlar outros equipamentos?
? Os publicitários e o humor negro: Com o aquecimento global, teremos verão durante o ano inteiro!
? Ibira de manhã: As impressões do colunista sobre o estilo de quem freqüenta o Parque do Ibirapuera!
? O estilo do poeta: A arte da conquista do poeta chileno Pablo Neruda: mar, vinho, humor, boina e, claro, poesias!
Quem é o colunista: James Scavone
O que faz: Diretor de Criação da Salem
Pecado gastronômico: bala de goma
Melhor lugar do Brasil: Trópico de Capricórnio
Fale com ele: [email protected] ou acesse o blog do autor
Atualizado em 6 Set 2011.