Guia da Semana

Foto: Getty Images


O que Pamela Anderson, Madonna e Sharon Stone têm em comum? Além da fama e sucesso que as perseguiram no estrelato, elas são a prova de que nós, homens, sofremos grande queda pelas mulheres de mechas loiras. O fascínio pela figura feminina com ar angelical e sexy; provocante e, ao mesmo tempo, inocente, é um mistério retratado em filmes e que já foi estudado até por psicólogos.

Herança de nossos ancestrais, a paixão pelas musas bombshell parece ter tomado corpo a partir da década de 50, quando Marilyn Monroe estrelou o filme Os homens preferem as loiras. Como não exigimos certificado de procedência, muitas mulheres já entenderam o recado e acabam aderindo a técnicas artificiais como um álibi para ficar ainda mais atraente e ter-nos aos seus pés.

Auxiliado pelos papos de boteco, conversas pós-futebol e, principalmente, dos nossos seguidores das mídias sociais, montamos um ranking com oito beldades nacionais e internacionais de cabelos dourados pra ninguém botar defeito. Arranje um babador e confira!

Marilyn Monroe

Um dos maiores ícones de moda e sensualidade de todos os tempos ganhou fama com seu estilo pin-up de cabelos loiros platinados e ondulados, lábios carnudos, muitas curvas e misturando sensualidade, ingenuidade e submissão. Apesar de passar por vários casamentos, casos amorosos e escândalos, mantém-se como sex symbol até para o público feminino. A responsável por dar voz ao termo loira bombshell era, na verdade, morena, e só aderiu à descoloração quando percebeu que as loiras eram mais procuradas por produtores durante a escalação do elenco. O sucesso veio e Marilyn nunca mais conseguiu se livrar desse estereótipo. Nós, homens, agradecemos.

Scarlett Johansson

Foto: Getty Images


Ótimo exemplo de mistura polonesa com judia, seus traços nórdicos e curvas voluptuosas dominam o corpo dela que, em 2006, foi eleita pela revista masculina Esquire como a mulher mais sexy do mundo. Apesar de a loira natural estar em três filmes de Woody Allen ( Scoop - O Grande Furo, Match Point, Vicky Cristina Barcelona), ela nega o título de musa do diretor. Os cuecas de plantão podem se animar com a considerada Marilyn Monroe do século 21, já que o namoro com o ator Sean Penn, iniciado no começo do ano, terminou há pouco e eles deram vários indícios de que não vão voltar.

Jessica Alba

Você não precisa nem ter visto o filme Sin City inteiro para se lembrar da cena em que Bruce Willis entra no bar e depara-se com a Jessica Alba de cowgirl, com seu olhar angelical, em cima do balcão, fazendo uma das danças mais sexies do cinema. A americana de sangue latino apareceu no ranking da revista People em 2010 entre as 10 mulheres mais bonitas do mundo. Já para os olhares masculinos, a notoriedade veio com sua beleza, curvas e simpatia.

Jenna Jameson

Foto: Getty Images


Com prêmios em mais de 20 películas em que participou, a loira é a segunda pessoa mais famosa no entretenimento adulto (Ron Jeremy é o primeiro). Chamada de Rainha do Pornô, ela não atua mais no gênero e virou empresária de um site adulto, além de comandar um reality show onde as aspirantes a estrelas pornôs competem por um contrato com a sua empresa. Para essa nova fase da vida, dispensou o silicone, mas sua beleza continua sendo cobiçada. Namora com o lutador de MMA Tito Ortiz, desde 2006, e até o Sebastian Vettel já chegou a afirmar que seu sonho seria sair para jantar com a modelo. Devido à concorrência, é mais fácil o piloto de corrida manter o foco no título da temporada.

Flávia Alessandra

Essa musa brasileira contraria completamente o jargão loira-burra. Pois, além de bonita e simpática, formou-se em Direito primeiro para depois apontar como atriz (com direito a OAB e tudo). Deslanchou na carreira da TV apenas aos 27 anos, na novela Porto dos Milagres. Ganhou os olhares masculinos recheando a edição do 31º aniversário da revista Playboy, em um ensaio ousado feito pelo badalado J.R. Duran. Aos 37 anos e mesmo depois de ter uma filha, a atriz considera que ainda está 'boazuda'. Quem vai discordar?

Deborah Secco

Foto: divulgação/ Bruna Surfistinha


Quem viu a menininha magra, de 8 anos, de cabelos escuros e sorriso contido estrear na TV, assusta-se ao assistir atualmente a personagem loira, siliconada e de impecáveis atributos, Natalie Lamour, de Insensato Coração (TV Globo). A atriz fez fama na televisão, mas ganhou mesmo o público masculino recheando a edição de aniversário em duas ocasiões para a Playboy, em 1999 e 2002. Para atiçar ainda mais o nosso imaginário, ganhou em 2011 o papel mais importante da sua vida no cinema: vivendo a ex-prostituta Bruna Surfistinha, no polêmico filme homônimo. A atuação rendeu o título de segunda brasileira mais pop da internet em 2011 - atrás somente de Dilma Rousseff.

Juju Salimeni

Loira, alta, dona de um corpo escultural, a integrante do programa Pânico ganhou a unanimidade masculina em pouco tempo, onde figura até hoje. A falante Panicat estreou a capa da Playboy em janeiro de 2010 e foi eleita no mesmo ano a mulher mais sexy do mundo, pela revista Vip. Rumores indicam que o ator americano Vin Diesel teve um affair com ela durante sua passagem no Brasil, nas gravações de Velozes e Furiosos 5. Apesar de todos esses atributos, Juju afirma que são das mulheres as cantadas mais atiradas que recebe. Que coisa, não?

Ellen Roche

Foto: TV Globo/ Thiago Prado Neri


Musa eterna do carnaval paulista, ela iniciou sua carreira no programa Qual é a Música?, do SBT, e ampliou sua popularidade em 2001, no reality show Casa dos Artistas 2. A loira sexy, de busto avantajado e corpo de violão já rendeu muitas capas de revistas masculinas, incluindo Playboy e Vip. A última, inclusive, consagrou a atriz com o título de mulher mais sexy do mundo, em 2002, e vice, em 2006. Atualmente é contratada da emissora Globo, onde vai atuar na macrossérie O Astro. Mas a loira brinca com seu potencial. Em um ensaio sensual para a revista Um, em 2008, chegou a afirmar. "Gostaria que os homens me desejassem". Acho que não precisa pedir...

Atualizado em 12 Fev 2014.