Guia da Semana

www.ligaretro.com.br


Não adianta insistir. A maioria dos homens não tem interesse pelo mundo da moda, apesar da nova configuração de preocupação estética exercida pelo gênero, que tem como um dos maiores seguidores o jogador de futebol inglês David Beckham. O desinteresse é identificado no próprio mercado de roupas masculinas, que não costuma ousar na criação de novas coleções com a mesma agilidade que o feminino. Não que isso seja um problema, apenas uma constatação. Mas um mercado de roupas específico tem atraído a atenção dos homens, por trabalhar com um assunto que é quase unanimidade nacional: o futebol! Alguns sites da internet viraram tendência com a venda de camisetas retrô de times, que representem fases importantes da carreira de determinado clube. Aproximando a moda de uma temática predominantemente masculina, é possível fazê-los ter prazer em se vestir bem.

Thiago Perdigão
O jornalista esportivo e palmeirense roxo Thiago Perdigão possui uma coleção de nada menos que 182 camisetas de times de futebol, com exceção das do Palmeiras, que foi iniciada em 1993 com uma verde água do Barcelona, número 10. Esse tipo de moda traduz um pouco da personalidade dos homens. "Gosto porque são bonitas e confortáveis e uso quase todos os dias, no trabalho e sempre que possível. Acho que tem muito a ver comigo. Sou fanático por futebol e até trabalho com isso.", conta Thiago.

Uma camiseta de um time da segunda divisão da Bolívia e outra da seleção do Panamá são algumas das peculiaridades de Thiago. O jornalista tem uma certa dificuldade para encontrá-las. "Tenho três que são importantes: a do centenário do Barça, outra do centenário do Manchester dupla-face e uma da Roma campeã de 2000, todas compradas na Europa."

Times acima: Goiás, Fluminense e Sport
Seleções abaixo: Holanda, Argentina e Itália
www.ligaretro.com.br


Mas não apenas os fãs mais fervorosos do esporte aderiram à moda. Para a consultora de imagem Carolina Fernanda Baeta, "A ligação moda e esporte se torna mais atraente para aqueles homens que são muito ligados a isso, os vidrados por futebol. Os demais usam porque está na moda mesmo e costumam optar por camisetas de times internacionais por status." Realmente as peças dos clubes estrangeiros estão em alta, até porque elas não inflamam discussões mais fervorosas. Além disso, para quem não quer deixar de estampar o amor pelo futebol no peito, estas camisas são a melhor pedida. "O problema é que no Brasil temos aquela questão de rivalidades de times, então não é muito legal sair por aí exibindo seu amor a algum clube. Pode gerar confusões e desagrado. O melhor é optar por camisas de times internacionais e seleções.", explica Carolina.

Nem todos os lugares são apropriados para o uso das camisetas. "Por mais sofisticadas que sejam, não perdem a conotação esportiva, por isso são indicadas para ocasiões informais, como almoços, cinemas, barzinhos, praia, essas coisas. Em eventos formais, que pedem um traje mais elaborado, é deselegante usar camiseta de time.", especifica a consultora de imagem e ainda dá dicas de combinação: "Vão bem com calças jeans, tênis, sapatênis, bermudas e algumas calças mais esportivas, como sarja. Não fica legal com sapatos e calças sociais."

Time do Vasco de 1923
www.naftalinadfc.com.br


Réplica da camiseta do Vasco do time de 1923
www.naftalinadfc.com.br
O site Naftalina F.C. tem a preocupação de preservar a história dos times brasileiros e dos grandes clubes estrangeiros, reproduzindo camisas de times históricos com a maior fidelidade possível, adquirida com estudos sobre cada época e clube. A camisa representa a atmosfera de superação, virtude e sucesso pela qual passava cada time nos momentos de glória. A peça possibilita uma verdadeira viagem no tempo, além de orgulho pelo passado do time.

Seleção de vôlei - Olímpiadas L.A. 84
www.ligaretro.com.br
A grife Liga Retrô segue a mesma linha, com a diferença de ainda fabricar camisetas de outras modalidades esportivas, como vôlei e Fórmula 1. Utiliza tecido 100% algodão com aspecto envelhecido para manter a autenticidade do produto, além de um toque macio diferenciado. As réplicas foram especialmente projetadas para o clime tropical do país. Carolina aprova o resultado vintage, "Acho legal uma camiseta retrô. Parece que é uma peça de muito tempo que foi garimpada em algum brechó. Pode até parecer que é exclusiva."

Thiago tem duas camisetas vintage, uma do Boca Juniors e outra do Liverpool. "As duas são comemorativas e oficiais, e não da linha mais fashion. São bonitas e significativas, marcam aquele clube ou época, por isso entraram na moda. Na minha opinião, algumas grifes lançam camisas mais estilosas, menos esportivas, de propóstio." Se é de propósito ou não, é indiferente. O que importa é que essas referências estão ajudando os homens a se vestir de acordo com a própria personalidade.

Em ambos os sites, o preço médio das camisetas é de R$ 75,00.

Atualizado em 6 Set 2011.