Divulgação |
Gisele Bündchen desfila pela Colcci |
Luz, modelos, passarelas, correria, maquiagem e, claro, MUITA roupa. Assim foram os os bastidores da semana de moda mais famosa do Brasil, o São Paulo Fashion Week, realizado entre os dias 18 e 23 de janeiro, na Bienal. O evento, que chegou à sua 26ª edição, contou com mais de 50 desfiles em cinco dias, quando foram apresentados os modelitos que irão fazer a sua cabeça no próximo inverno.
Gisele Bündchen mais uma vez roubou a cena, desfilando pela marca Colcci. Mas não brilhou sozinha. Entre as presenças marcantes na constelação do mundo fashion, destacaram-se Ana Cláudia Michels (eleita a modelo da vez), Ronaldo Fraga (o melhor desfile da temporada), Samuel Cirnansk e Alexandre Herchcovitch.
Mas o que realmente chamou atenção de quem passava nos corredores foram as tendências que prometem estampar as vitrines da próxima estação. Para você não ficar por fora delas, conversamos com a consultora de moda Danielle Ferraz, que estava lá, acompanhando tudo de pertinho, e agora dá dicas para sair na frente e chegar com estilo no próximo inverno. Confira!
Aposte no eclético
Divulgação |
Cores neutras e estampas coordenadas |
Segundo a especialista, os desfiles do SPFW tiveram bastante pluralidade. "Alguns estilistas apostaram em tons neutros (básicos e perfeitos para tempos de crise), outros ousaram nas estampas e cores (outro recurso para tornar a vida mais colorida em tempos difíceis)". Os desenhos mais marcantes se apresentaram mais coordenados e arrumados, em tamanho, cores e proporção. "Destaco as estampas de fauna e flora do desfile de Simone Nunes, um belo e doce protesto pelo planeta", completa.
Nos cortes, as formas foram ajustadas em contraponto com os volumes, o que pôde ser observado nas calças de modelo cenoura (baggy), com volumes laterais. Elas podem ser usadas em jeans, em alfaiataria, moletom, ou materiais alternativos, como veludo e couro.
As cores da vez continuam sendo os tradicionais, preto, cinza, bege e outros tons neutros, que deverão ser combinados com peças claras e vibrantes. O brilho também vai estar em alta. Paetês, aplicações de miçangas e brilhos estarão presentes sobre malhas, moletons e nas camisetas de todo dia.
Outra tendência que permanecerá serão os vestidos, de diferentes modelos e comprimentos, além de macacões, calças skinny, pantalona, legging e sarouel, todas elas com com presença marcante nos desfiles de Huis Clos, Ronaldo Fraga, Amapô e Maria Garcia, que optou por uma opção de tricô.
Os queridinhos das meninas
Divulgação |
Sapatos de salto alto e mais confortáveis |
Acessórios continuam sendo unanimidade entre as mulheres. Na próxima estação eles vêm em formato ampliado. Colares, brincos e até os enfeites para cabelo. Todos eles devem vir em tamanho generosos. "Embora os desfiles tenham sido mais limpos, creio na explosão dos acessórios de estilo indiano, com muito dourado, pulseira se brincos compridos, por conta da nova novela Caminho das Índias", comenta Danielle.
No capítulo sapatos, os calçados devem ficar ainda mais altos, porém confortáveis. Mas para as saudosistas do verão, sandalinhas de inverno também deverão estar nas vitrines. "As botas sempre predominam no inverno. Esse ano os saltos vão estar bem altos, mas sem incomodar. As marcas vão apresentar um pouco de tudo, sapatilhas, botas e até sandálias mais invernais, já que vivemos num país tropical e esse inverno promete ser mais quente", esclarece a especialista.
Não seja uma fashion-victim
Divulgação |
Peças básicas são os coringas da estação |
A consultora de moda acredita que o grande coringa da estação, como sempre, serão as peças básicas, sempre sofisticadas e facilmente coordenáveis, sem maiores complicações. "Não dá para errar com um bom jeans, camisas de tons neutros, casaquinho básico, ou um vestido que possa ser usado dia e noite", aconselha a consultora.
Antes de tudo, Danielle recomenda tomar cuidado com o que é lançado como tendência nos eventos de moda, que às vezes ficam só como uma má lembrança da temporada. Um bom exemplo disso é a calça cenoura. "Volumosa no quadril e afunilada nas pernas é uma peça muito difícil Só para fashionistas e magérrimos mesmo!", finaliza.
Atualizado em 6 Set 2011.