A massagem começa pelas pernas, com o paciente deitado de barriga para cima. O terapeuta faz alongamentos, apalpando e fazendo linhas com os dedos, circulando as articulações e respeitando o ritmo respiratório numa manobra consciente, que alonga a respiração. "O paciente passa a acompanhar instintivamente a respiração do terapeuta, sem que haja um diálogo. É como uma dança.", explica Sunder.
Depois, passa pelo tronco e costas, repetindo os mesmo movimentos de torção e alongamento. As ações são repetidas novamente, na posição lateral e de costas.
Divulgação
Termina na cabeça, onde fica por 20 minutos. O momento principal da massagem são os 10 minutos finais, quando o terapeuta posiciona cada mão de um lado do cérebro do paciente, a fim de equilibrar as energias e proteger este momento de quietude, pois é exatamente nesta hora de relaxamento profundo que acontece a renovação celular do corpo. É o chamado no oriente de
samadi: estado de felicidade suprema e transcendência do pensamento, conhecido também como super relaxamento aqui no ocidente.