Guia da Semana

Santos


Com a raça de Madson e o talento da revelação Neymar, o time da Vila quer chegar entre os quatro primeiros


Depois do sofrimento em 2008, o clube concentra suas forças em uma só competição.

Bola dentro: após o fiasco do Brasileirão passado, o peixe investiu no promissor técnico Vagner Mancini para comandar a equipe. Os resultados já apareceram no Paulistão, com a conquista de um vice-campeonato por um elenco modesto. O reforço e promessa da vez é o jovem Neymar, revelado nas categorias de base. Junto com um goleiro Fábio Costa, os gols de Kleber Pereira e a garra de Madson, pode dar trabalho para os favoritos. Busca a vaga na Libertadores.

Bola fora: com um time em formação e irregularidade na sequência de jogos, faltam reservas à altura para algumas posições no campo. Parte das contratações realizadas no início do ano não vingaram, como o botafoguense Lúcio Flávio e o equatoriano Bolaños. O elenco é jovem e pode sentir o peso nos jogos fora de casa.

Chances de título (0 a 10): 6


Palmeiras


Após várias contusões, Marcos ainda é peça fundamental no elenco Palestrino. Alguém duvida?

Bons jogadores, um grande treinador e diretoria responsável. O que falta para ser campeão?


Bola dentro: Com cinco títulos brasileiros, Vanderlei Luxemburgo conhece bem a competição. Com jogos heróicos na Liberdadores, o verdão demonstra que ainda tem muita garra. Como todo time começa por um bom goleiro, Marcos garante a confiança na defesa, enquanto a força de Diego Souza, o talento de Cleiton Xavier e o oportunismo de Keirrison dão conta do recado no ataque. Disputa, no mínimo, a vaga para a Libertadores.

Bola fora: a mesma torcida que vibra, pode pressionar nos jogos de casa. A inconstância e fragilidade da defesa ameaçam o bom desempenho do clube. A queda de rendimento no Paulistão assustou o torcedor mais fanático e pode comprometer a busca pelo pentacampeonato. Falta saber vencer mesmo jogando mal.

Chances de título (0 a 10): 8



Corinthians


Determinação, força e superação: Ronaldo retorna aos campos como se nunca tivesse saído

Corinthians: após um ano de luto, o Corinthians quer comemorar seu centenário com a Libertadores.

Bola dentro: o clube do Parque São Jorge já provou que vem com tudo em busca do nacional, depois da conquista do Paulista invicto. Com um elenco competitivo e sem grandes craques, o time de Mano Menezes mostra um esquema sólido, que cede pouco espaço aos adversários, velocidade e posse de bola. No gol, Felipe está em uma boa fase. Chicão fecha a zaga, enquanto Christian atua na meia. Ronaldo é o nome de peso desse time, provando a todos que ele ainda domina a arte do gol. Com ele em campo, o clube luta pelo título.

Bola fora: como a diretoria mesmo afirma, a prioridade é a vaga na Libertadores, que pode ser conquistada com a Copa do Brasil. Sendo assim, a equipe pode deixar o Brasileirão de lado no início. A falta de reservas confiáveis para a zaga é um sinal de alerta, assim como a performance do camisa nove, que pode não aguentar a maratona de jogos. Além disso, o clube precisa de dinheiro e a janela europeia pode levar embora jogadores importantes.

Chances de título (0 a 10): 8




Washington pretende lutar pelo título e artilharia do campeonato nacional

São Paulo: o atual tricampeão brasileiro chega novamente como um dos favoritos. É o time a ser batido?


Bola dentro: ranzinza, chato e vencedor. Esse é Muricy Ramalho. Em seu terceiro ano dirigindo a equipe, já levou três nacionais. Priorizando jogadores versáteis, manteve a base do ano passado, tem uma defesa bem posta (André Dias e Miranda), um meia de destaque (Hernanes) e um trio de ataque de consistência, com Borges, Dagoberto e Washington, o artilheiro do campeonato nacional de 2008. Embora mais fraco que nos anos anteriores é um time a ser batido na era dos pontos corridos.

Bola fora: a grande perda do tricolor paulista foi a contusão do goleiro Rogério Ceni, que fica afastado até agosto. A sombra da transferência de Hernanes e Miranda para o mercado europeu pode atrapalhar o clube, que sente a falta de um legítimo camisa 10 e sofre com um possível desgaste entre técnico e elenco.

Chances de título (0 a 10): 8

Fotos: Reprodução/ Site oficial


Atualizado em 6 Set 2011.