Desde quando começou a ser usada como meio de locomoção, lá no século 19, a famosa magrela passou por diversas transformações. Hoje existem no mercado os mais diferentes modelos voltados para todos os tipos de prática. Porém, apesar da grande diversidade, é praticamente impossível encontrar nas lojas uma bike com as medidas exatas para o seu tipo físico e que seja direcionada para a sua maneira de usá-la.
É exatamente essa insatisfação que faz com que muitos ciclistas procurem profissionais especializados na confecção de bikes feitas de acordo com o gosto do cliente. "As bicicletas de grandes fabricantes que estão disponíveis no mercado são feitas para pessoas que não existem, pois cada um tem um tipo de corpo e uma maneira de encarar o ciclismo. E o fabricante, que faz milhares de peças, tem que pegar um tipo médio", diz Klaus Poloni, especialista em construção e reparo de quadros de bicicletas.
Bike artesanal
Foto: Arquivo Pessoal
Klaus Poloni, construtor artesanal de quadros sob medida para bicicletas, produzindo um quadro de speed com cachimbos de aço inox
Poloni, que já foi piloto de moutain bike e campeão paulista na categoria Cadete, pilotando uma bicicleta construída por ele mesmo, monta quadros totalmente artesanais em seu ateliê, localizado na cidade de Pedreira, em São Paulo. Considerado um dos framebuilders mais respeitados no Brasil, ele utiliza ligas especiais de aço para fazer os quadros sob medida.
"Nós pegamos as medidas do corpo - perna, braço, coxa, tronco e antebraço - e fazemos o quadro como se fosse um paletó. Além disso, depois de várias conversas com o cliente, conseguimos sentir como a pessoa encara o ciclismo", explica. "Podemos ter dois irmãos gêmeos com as mesmas medidas, mas se um encara o ciclismo como esporte e o outro quer somente se divertir, teremos quadros diferentes. Transformamos a bicicleta como se fosse uma extensão do corpo", completa.
Segundo Poloni, uma bike adequada ao tipo físico e aos anseios da pessoa influencia o rendimento e o gosto pelo pedalar, já que subir em um modelo desproporcional pode transmitir desconforto e insegurança. "Quem está mais confortável com a bicicleta acaba tendo um rendimento melhor. As empresas vendem que a tecnologia oferece mais rapidez, mas nós só somos mais rápidos quando estamos felizes e confortáveis", afirma.
Como cada quadro é feito artesanalmente, Poloni produz em média quatro trabalhos desse tipo por ano. Os preços vão de R$ 3,5 mil a R$ 7 mil. "Tenho que fazer cada um deles como se fosse um protótipo. São peças únicas e isso toma muito tempo. É um trabalho muito meticuloso e demanda muita concentração, pois eu não posso errar. Na média, leva um mês, mas existem projetos que levaram um ano para ficarem prontos", conta.
Foto: Arquivo Pessoal
Quadro de inox Reynolds 953
Conforto em duas rodas
Jefferson Costa, proprietário da Jeffer Bikes, também é especialista em magrelas personalizadas. Segundo ele, muitas pessoas acabam deixando a bicicleta de lado porque não escolhem o tamanho adequado e o modelo apropriado ao tipo de uso. "Uma bike personalizada é mais segura. Os componentes utilizados também são melhores. Muita gente busca esse serviço porque quer algo de qualidade para usar no dia a dia e se livrar do trânsito", diz.
Para quem quer um modelo ideal para enfrentar os buracos das vias das grandes cidades, Costa sugere uma montain bike. "É possível colocar pneus maiores que deixam a bicicleta mais dura. Há também sistemas de amortecimento mais apropriados para os buracos urbanos e bancos anatômicos de gel que tornam o pedalar mais confortável para o dia a dia", indica.
Serviço
Klaus Poloni
(19) 3893-3464
Jeffer Bikes
(11) 2154-1290/ (11) 2302-2846
Atualizado em 10 Abr 2012.