George Clooney, Leonardo di Caprio, Johnny Depp e Chris Cornell são adeptos dos pelos no rosto
O que Brad Pitt, George Clooney, Johnny Depp, Leonardo di Caprio e o cantor Chris Cornell têm em comum? Além do fato de todos já terem sido vistos com mulheres esculturais, um adereço não sai do outfit deles: a barba. Ela representou gerações, carregou muito simbolismo ao longo da história, atribuiu sabedoria, potência sexual, além de status social aos homens que adotavam o visual.
Sinônimo de masculinidade, acompanhados de um bigode, os pelos no rosto transmitem virilidade e os homens que sabem usá-la ao seu favor esbanjam charme e, de quebra, conseguem deixar o visual mais atraente. Para sair na vantagem, um queixo muito pequeno ou a papada saliente, por exemplo, ficam despercebidos com corte e desenho apropriados. E vale levar em conta a ocasião e o ambiente de trabalho.
Para ter uma barba benfeita e não correr o risco de se tornar um homem das cavernas, prepare a lâmina, a espuma de barbear e saiba qual o visual vai melhor para o seu rosto.
Visual estiloso
Os tempos em que a famosa barba por fazer, o cavanhaque e o bigode eram fora de moda ficaram realmente para trás. Os mais antenados que optarem por um look barbado devem prestar atenção e redobrar os cuidados com a aparência. Os pelos ajudam inclusive a disfarçar imperfeições de pele, como acne e cicatrizes, e em homens com mais idade, por exemplo, a temida flacidez do pescoço.
Um dos tipos de rosto que mais traduz o estilo viril é o do ator George Clooney (foto). Segundo o visagista do Planet Hair, Arnoldo Lusdorf, uma barba baixa, bem aparada é a moda atual. Já o rosto oval é o objeto de desejo da mulherada e o redondo pode ser disfarçado com um modelo desenhado "Uma barba grisalha com uma pele jovem e bem tratada é sexy, mas uma barba grisalha em uma pele envelhecida aumenta ainda mais a idade".
Pouco pelo
A velha máxima de que "é dos carecas que elas gostam mais" pode ser verdadeira. E não necessariamente o rosto deve seguir o conceito da cabeça. De acordo com Arnoldo Lusdorf, não há restrição em um careca manter a barba, contanto que ela se mantenha curta e bem cuidada. "Caso contrário, o cara pode passar uma imagem de líder religioso", ressalta.
Já para quem não possui uma pelugem vasta no rosto, uma barba mais rala pode funcionar e transmite uma mensagem de uma pessoa casual e descontraída. Se a intenção é surtir o efeito oposto, o ator Leonardo di Caprio (foto) dá o exemplo. Com o visual "barba por fazer", homens mais novos ganham um ar mais sério e aparentam ser mais maduros. "É difícil uma pessoa com uma barba rala passar uma imagem séria", afirma o visagista.
Visual retrô
O bigode teve grande importância na sociedade do século 19 e na primeira metade do século 20. A utilização demonstrava ostentação de poder e era de uso quase obrigatório entre os homens de grande importância no período. Um exemplo citado por Arnoldo Lusdorf é o ator Brad Pitt (foto), no longa Bastardos Inglórios. "O bigode é usual nos dias de hoje, mas lembra algo meio antigo, como no filme. Já se ele é bem desenhado e acompanhado de uma barba bem feita e delineada remete a um visual jovem e descolado".
Erro feio!
Já uma combinação que não vai muito bem, segundo o especialista, é cabelo longo e barba comprida, como, por exemplo, o do ator Christian Bale (foto) na cerimônia de entrega do Oscar de 2011. "A barba comprida remete a um visual descuidado, e se o cabelo estiver comprido, fica muito difícil ter um look legal", comenta.
No trabalho
Há alguns anos, a barba era um tabu em departamentos de empresas e influenciava, inclusive, na contratação de novos funcionários. Com fatores sociais políticos e o passar do tempo, os pelos no rosto passaram a ser mais tolerados, mas, ainda hoje, quem trabalha em ambientes conservadores deve evitá-los, aconselha o visagista.
Já quem trabalha em ambientes mais informais, como jornalistas, publicitários, músicos e profissionais da moda, não encontra muitos problemas com os pelos faciais. Mas, antes de deixar o visual barbado, vale prestar atenção às futuras possibilidades. "É preciso ponderar se vale a pena arriscar uma promoção ou uma eventual contratação por uma barba", aconselha.
Dicas para o barbear
É importante acompanhar o sentido do crescimento dos pelos para não encravá-los; Da costeleta até a mandíbula, o pelo cresce para baixo. Da mandíbula até o pescoço, o crescimento inverte; O creme de barbear é imprescindível, pois, além de amaciar os pelos, hidrata a pele; Use uma máquina de corte para baixar os fios, pois elas não definem um acabamento com definição perfeita; Um pouco de condicionador ajuda a manter a suavidade dos pelos faciais; Quem usa barba desenhada deve retocar a cada dois dias. Para delinear, use um aparelho de uma lâmina apenas; A risca da barba deve ser feita na altura da mandíbula ou um centímetro abaixo dela. |
Colaborou:
Planet Hair
Endereço: Rua Melo Alves, 96 - Jardins
Telefone: (11) 3895-6996
www.salaoplanethair.com.br
Atualizado em 10 Abr 2012.