Guia da Semana

Foto: Getty Images


Faz tempo que o computador aboliu as amarras dos cabos e saiu das mesas de casa ou do escritório. E o que antes era monopólio do notebook, foi perdendo espaço para gadgets menores, mais leves e funcionais, os netbooks. Considerados, a principio, como laptops de segundo linha, aos poucos os modelos ultraportáteis receberam mais recursos e reduziram seus custos, facilitando ainda mais o acesso a tecnologia, seja para navegar na Internet, encaminhar um e-mail ou abrir um programa de fotos. Veja os principais modelos do mercado e quais os atrativos que oferecem.

Notebooks x Netbooks
O Notebook nada mais é do que um computador com uma tecnologia mais avançada que os desktops, permitindo que seus componentes em miniaturas ofereçam os mesmos atrativos de um pc normal. Seu peso varia entre 2,5 a 3 kg e a portabilidade é sua maior vantagem em relação ao pc de mesa, já que costuma ser mais leve que o monitor. Aliado a isso, oferecem funções adicionais ao anterior, como: suporte a redes sem fio (Wi-Fi e Bluetooth), saídas de vídeo para projetores e portas USB de sobra para conexão de periféricos.

Com capacidade mais limitada que o laptops convencionais, os Netbooks tem o disco rígido e o hardware mais modestos e os processadores e memórias menos potentes. Pesam menos de 1,5 kg, apresentam poucos periféricos, com ausência de drive para leitura de CD e DVD e poucas portas de USB. O Wi-Fi é item obrigatório para acesso a Internet e o Bluetooth é opcional. Servem para tarefas mais simples, como digitação de documentos e trabalhos, como saída de vídeo em projetores, navegação na Internet e portabilidade para mídias em geral.

HP Mini 210-1060br


Foto: Divulgação/ HP

Embora pareça pequeno mesmo perto de outros netbooks, o modelo HP Mini 210-1060br tem como atrativo maior a velocidade, oferecendo um menu rápido para acessar o navegador de Internet, e-mail, músicas e fotos em poucos segundos após ser ligado, antes mesmo de iniciar o Windows. A bateria é outro ponto forte, com duração média de quatro horas e meia de uso intenso com brilho de tela máximo.

Uma alternativa conveniente para acompanhá-lo em todo os lugares, o teclado corresponde a 93% do tamanho padrão de um modelo convencional e o touchpad multitoque integra os botões em uma peça única, aproveitando melhor o espaço. Com 1,36 kg e 2,9 cm de espessura, o ultraportátil traz o processador Intel Atom N450, 320 gigabytes de HD e 2 GB de memória em uma tela de 10,1 polegadas.

LG X130 Champion


Foto: Divulgação/LG

Unir a funcionalidade de um netbook com a praticidade de uma TV móvel. A LG lançou a edição especial X130 Champion com sintonizador de TV Digital integrado. O modelo permite assistir e até gravar a programação sem necessitar de adaptadores externos, além de contar com todas as utilidades que um netbook oferece.

Com tela de LCD de 10,1 polegadas iluminadas por LED, a edição especial tem ainda as funções "LG Smart On", possibilitando acesso a diversos aplicativos em apenas seis segundos, sem precisar iniciar o sistema operacional. Seu processador é o Intel Atom N270, com memória de 2 gigabytes, HD de 320 GB e bateria de seis células com autonomia de até seis horas.

Sony Vaio M


Foto: Divulgação/Sony

Para quem não abre a mão de uma tecnologia de ponta, aliada a um design diferenciado no estilo custo x benefício, a Sony traz ao mercado o ultraportátil VPC-M120AB. Com tela de 10,1 polegadas, a empresa aposta no visual, apresentando cantos arredondados e touchpad espaçoso.

Com 1,4 kg, são recomendados para qualquer ocasião e lugar, como viagens ou reunião de negócios. O processador é o Intel Atom N470, com 320 gigabytes de Hd e 2 GB de memória. O consumidor ainda pode optar pelas cores branca, azul marinho e rosa.

Asus EEE PC


Foto: Divulgação/ Asus

A Asus apostou no EEE PC 1201T para oferecer aos seus usuários a facilidade de um netbook com a qualidade gráfica de um laptop normal. Com o pequeno notável é possível assistir a vídeos em HD 1080P com imagens nítidas em um monitor de alta resolução 12.1 polegadas, com tela de vidro brilhante.

Outra novidade é o processador, da plataforma ultra-fina da AMD MV-40. O HD tem capacidade para 250 gigabytes, com memória de 2 GB. O teclado tem um layout que permite um trabalho confortável no aparelho equipado com uma bateria de 6 células, com uma duração máxima de 6 horas em condições normais.

Dell Mini 10


Foto: Divulgação/ Dell

Com design compacto, 2,9 centímetros de espessura e 1,1 kg, a Dell oferece ao consumidor o Mini 10 com medidas bem reduzidas para atrair o mercado dos concorrentes. A marca traz como chamariz duas inovações: o modem 3G embutido no aparelho e a porta HDMI, que transmite som e vídeo por um só cabo diretamente para a televisão.

O teclado tem 92% do tamanho padrão e a função touchpad permite uma interação melhor com a tecnologia. O processador é o Atom N270, com 160 gigabytes de HD e 1GB de memória. A Dell dispõe os aparelhos nas cores: preta, branca, rosa e vermelha.



Veja quais são as vantagens e desvantagens de um Netbook

Prós
- Com o custo mais baixo, até os melhores netbooks são mais baratos que os notebooks de primeira linha;
- Para quem precisa do portátil em longas caminhadas a pé, viagens ou tem pouco espaço na mochila, os netbooks são a melhor opção. Alguns chegam a pesar até 900g. Com menos itens pré-integrados, você só precisa levar o peso extra que precisar, como mouse externo, modem 3G, USB;
- Em áreas com acesso à Internet e para usar os serviços on line, os usuários de netbooks tem pouca dificuldade de integração e conta com uma acessibilidade maior. Recomenda-se andar sempre com um pen drive potente para gravar eventuais arquivos volumosos;

Contra
- Com um hardware limitado, o desempenho do netbook para rodar softwares complexos, como jogos e produção multimídia, é inferior a de um notebook;
- A ausência de portas de expansão (USB, Ethernet) e drives comuns aos desktops e notebooks (leitor de CD e DVD) podem não se encaixar a seu perfil pessoal ou profissional;
- Mais confortável que os celulares e smartphones para navegação e digitação de texto, os netbooks ainda causam desconforto maior em relação aos notebooks;



Atualizado em 6 Set 2011.