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O Nano você já conhece. Com quatro portas, 1,5 metro de largura e menos de três metros de comprimento, ele foi apresentado oficialmente na feira de automóveis de Nova Déli, no início de janeiro, e ganhou notoriedade mundial pelo preço: apenas US$ 2.600,00. Como pode-se imaginar, o automóvel é restritamente básico, não possui nada além do mínimo necessário. Direção hidráulica, ar-condicionado, vidro elétrico e rádio podem ser considerados itens luxuosos se relacionados ao carro da Tata Motors.
Até o momento, a montadora não tem planos de vender o veículo fora da Índia, mas a especulação em torno do assunto é grande, principalmente em relação a países subdesenvolvidos e com grande mercado, como o Brasil. Há interesse por parte da Tata, mas parece que não é tão simples assim concretizar o projeto por aqui. Entenda porque o carro de US$ 3.000,00 não deve chegar ao país, segundo as montadoras aqui presentes:
As atuais condições tributárias e de produção do Brasil impedem a fabricação de um veículo de 3 mil dólares. O padrão do consumo de carros dos brasileiros está cada vez mais próximo ao dos países desenvolvidos. Os consumidores buscam automóveis de maior qualidade e segurança, e ainda, que emitam menos poluentes. A produção dos motores flex é mais cara do que a de um motor normal.
Outro fator que merece grande destaque é a durabilidade de um veículo do tipo do Nano no asfalto mal conservado do país. O material com o qual o carro é produzido não resistiria muito tempo nas ruas esburacadas espalhadas do Oiapoque ao Chuí.
Enquanto as montadoras estudam outros projetos de redução de preço de automóveis, os moradores das grandes cidades brasileiras, principalmente, agradecem e torcem por uma melhoria nas condições de trânsito das áreas urbanas. Se já vivemos no caos sobre o asfalto, é de se pensar que com a possibilidade de carros bem baratos, o trânsito fique cada vez mais parecido ao da Índia!
Atualizado em 6 Set 2011.