Guia da Semana

www.barbarak.com

Se conseguir derrotar o fenômeno Obama, Hillary Clinton pode vir a ser a primeira mulher presidente da história dos Estados Unidos. Se juntaria a um grupo cada vez maior de mulheres no poder: Bachelet no Chile, Cristina Kirchner na Argentina, aquela outra na Alemanha. Mulheres advogadas, mulheres médicas, mulheres pilotando carros de Fórmula Indy nos circuitos ovais americanos. Mas tem um outro território ainda inexplorado onde as mulheres também começam a se assanhar, pelo menos lá na América: estão subindo a escada com suas caixas de ferramenta para consertar a casa.

Antes de mais nada, é preciso dizer que minha habilidade nesta área é completamente nula. Tenho uma noção de elétrica que vai pouco além de saber trocar uma lâmpada. Consigo desencapar um fio, fazer uma extensão, trocar o espelho da tomada. Mas acho que nunca consegui bater um simples prego de maneira completamente satisfatória. Tento me convencer de que a parede lá de casa é muito sólida (casa antiga, sabe?) e que a coisa não é comigo, mas a verdade é que falta-me alguma coisa no manejo desta ferramenta. Sou pior que aqueles que não conseguem matar uma mosca, não consigo nem bater na cabeça de um prego.

Deu no Wall Street Journal outro dia que as lojas de construção, antes um espaço exclusivamente ocupado por homens de camisa de flanela (estamos falando dos Estados Unidos, lembre-se), estão sendo invadidas por mulheres. O pink toma as prateleiras. Tomboy Tools, Barbara K Enterprises, Girlgear Industries são lojas especializadas, que segmentam suas vendas às mulheres que, como diz um testemunhal em um dos sites, precisaram comprar martelos, alicates e chaves de fenda depois que seus maridos saíram de casa levando a caixa de ferramentas como espólio do divórcio.

O site da Barbara K Enterprises é de longe o mais interessante. Não se deixa levar pelos clichês do cor-de-rosa e das Hello Kitties. É a típica self-made woman, que coloca seu rosto na linha de frente para provar que tem uma mulher de sucesso por trás da empreitada. O slogan vai na linha do "se eu posso fazer, você também pode", que tenta criar um espírito de "you go girl", da força feminina sem barreiras. A Barbara K apresenta com muito orgulho a sua caixa de ferramentas cobertas de cristais Swarovski (esse cristais estão por toda parte!), que foi oferecida de presente às indicadas ao Oscar de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante deste ano. Por meros US$ 2.495,00 você também pode pregar um quadro na parede com a mesma classe que Cate Blanchett.

Depois de ler essa nova tendência, acho que vou incluir a habilidade com um alicate na lista da minha mulher ideal. Não basta saber cozinhar, fazer ponto cruz, ter uma carreira de sucesso, tocar cravo e falar francês. É preciso saber instalar uma nova prateleira para meus livros. Prometo que lavo a louça do jantar enquanto o trabalho é feito.


Leia as colunas anteriores do James:

? Anotações de alguns dias de verão: nosso correspondente passa as férias nos Estados Unidos do Brasil.

? Quinoterapia: o reencontro do colunista com um velho amigo cartunista em Buenos Aires.

? Zen e zapping: para bom zapeador, cerca de cem canais, um sofé e um controle remoto bastam!

? Caninos brancos: Um lobo estampado na camiseta provoca magnetismo sexual?

? Cadê meu carro voador?: A geração do celular pede mais tecnologia. Por que ainda não inventaram um carro que voa?

? Os celulares e a arte de fotografar: As cameras digitais mudaram o jeito de fotografar. Só vão sobrar as fotos boas, quem piscar sera deletado!

? Vergonha do Zé: A moda agora é blogar. Só quem não pode são os atletas do Pan. Libera eles, Brasil!

? Os ex-comedores de morcegos: Hoje, o estilo roqueiro apresenta uma nova configuração. A cara de mau foi trocada pelo ar blasé!

? Sobre Ferraris e outros equipamentos: Já pensou se o botão giratório do seu i-Pod pudesse controlar outros equipamentos?

? Os publicitários e o humor negro: Com o aquecimento global, teremos verão durante o ano inteiro!




Quem é o colunista: James Scavone

O que faz: Diretor de Criação da AG_407

Pecado gastronômico: bala de goma

Melhor lugar do Brasil: Trópico de Capricórnio

Fale com ele: [email protected] ou acesse o blog do autor



Atualizado em 6 Set 2011.