As aulas de Xtend são bastante intensas e trabalham todas as partes do corpo com os princípios do balé e do pilates
Plié, elevé, primeira posição, contraia o adômen, estique a ponta são comandos muito utilizados em aulas de balé e remetem à infância de várias mulheres. Muitas delas sonharam em ser bailarinas ou pelo menos tiveram vontade de voltar a fazer aulas depois de adultas. No entanto, o corpo não é flexível da mesma maneira e elas não se sentem à vontade para frequentar as academias de dança, em que a maioria das alunas são crianças e jovens.
Agora, essas mulheres já podem se sentir como bailarinas, porém sem fazer balé. Uma nova modalidade de condicionamento físico, que une princípios do balé com pilates, acabou de chegar no Brasil, o Xtend. "As alunas vestem colant e saia de balé como uma menina, mas continuam se sentindo mulheres", explica a master treiner Stefanie Ellis, que veio divulgar a modalidade na academia Bio Ritmo, em São Paulo, no início de agosto. As aulas de Xtend já são hit nos Estados Unidos há muito e o Brasil, seguido da Austrália, foram os primeiros países estrangeiros a receber treinamentos especializados para empregar o método.
Foto: Divulgação
Stefanie Ellis, juntamente com as novas professoras de Xtend, mostram alguns dos exercícios de aquecimento
Como começou
Após adquirir um vasto currículo em companhias de dança e acumular muita experiência como dançarina, coreógrafa e instrutora de pilates clássico, a americana Andrea Rogers teve a excelente ideia unir em um único exercício as duas grandes paixões das mulheres: o balé e o pilates, formando uma modalidade que tonifica o corpo todo. "Alongamento, fortalecimento e estabilização você consegue com o pilates, mas não há condicionamento cardiovascular. Já no balé, tem o condicionamento e a flexibilidade, mas não tem o trabalho focado no tronco e abdômen", revela Stefanie, que também é sócia-diretora da Xtend.
A intenção era acelerar os resultados positivos das aulas de pilates, de uma maneira mais divertida e leve, com música e dança. Leve em termos, pois o grau de dificuldade da aula chega a superar o allegro do balé. E para as que pensam que os abdominais nas bolas de pilates já são difíceis, imaginem realizar o exercício com os braços suspensos por uma fita de yoga e com as pernas elevadas. Mas, todo esse esforço traz bons resultados em pouco tempo. É possível perder 350 calorias a cada 60 minutos de aula, se levar a sério cada exercício. "De 20 a 30 sessões de exercícios é uma boa média para sentir diferenças no corpo", informa Audrea Lara, professora de pilates e representante da Xtend no Brasil.
Foto: Divulgação
A master trainer americana Stefanie Ellis mostra uma das posições do Xtend que utiliza barra e trabalha bastante equilíbrio
Mais sobre a modalidade
No Xtend, muitos exercícios são feitos com a utilização de acessórios, como a barra de balé, as straps -fitas de yoga-, strech bands -elásticos específicos do Xtend-, as minibolas do pilates e pesos de 1Kg ou 2Kg. De acordo com o diretor técnico da Bio Ritmo, Saturno de Souza, a barra é uma boa ferramenta para realizar alongamento, resistência muscular, definir as panturrilhas e fortalecer a musculatura das pernas. "O constante movimento de extensão e flexão dos joelhos exige muito das pernas", completa.
A única restrição para se fazer aulas de Xtend são as pessoas que realizaram cirurgias recentes nos joelhos. "Para as grávidas, os exercícios de Xtend são melhores até do que pilates apenas", informa a master treiner. Também não há limitações de idades, pois em uma mesma turma pode haver tanto crianças como pessoas mais velhas. Segundo Audrea, são os professores quem ditam a intensidade dos exercícios para cada aluno, de acordo com a idade e com o tempo que pratica. Stefanie exemplifica a diferenciação de nível, através do apoio das mãos e dos calcanhares. "As mais novas ficam com a mão na barra, já as mais velhas fazem o exercício sem encostar. As avançadas não apóiam o calcanhar no chão, as novatas sim", comenta.
Benefícios do Xtend
- Aumenta a flexibilidade e mobilidade; - Melhora a postura; - Trabalha o condicionamento cardiovascular; - Tonifica os músculos; - Favorece a agilidade e o equilíbrio; - Contribui para sensação geral de bem-estar. |
Atualizado em 10 Abr 2012.