Guia da Semana



Photocase
No caso de arriscar com um CD, uma pesquisa sobre o gosto musical da pessoa é extremamente recomendável. E um pouco de vergonha na cara também: "Num desses amigos secretos da escola, um amigo teve a pachorra de me presentear com um CD demo da banda dele. Achei um absurdo, mas fiz cara de quem gostou. O problema maior não foi nem receber um presente que não havia pedido, mas escutar o som da banda. Era sofrível!", relata Rafael Andrade Jardim, que se delicia com o canal Gastronomia. André Carbone, do canal Viagem, também já teve problemas, "Uma vez ganhei um CD do Gabriel O Pensador que não estava na lista de três CDs que eu queria. Até acho o artista inteligente, mas não é o tipo de música que eu curto. Dei uma risadinha e falei que gostava só para não ser deselegante."

Apesar de sem graça, fazer listas de presente às vezes é a melhor solução. Mas nestes casos, é esperado que o presente indicado seja escolhido. Larissa Coldibeli, do canal Teen já se chateou, "Pedi um mural de fotos básico, mas a pessoa quis inovar e comprou um de plástico, horroroso, molenga, transparente, que já vinha com os espaços para as fotos pré-definidos, de tamanhos variados. E pra ficar legal na parede tinha que preencher todos. Acabei comprando um do jeito que queria depois." Presentes ousados nem sempre agradam. Maraísa Bueno demorou um pouco para reconhecer a utilidade de um, certa vez, "Até eu descobrir que aquilo era um porta-retrato demorou um pouco. De primeira, achei que era um desses enfeites de metal ´diferentes´ em formato de flor, até que a pessoa que deu o presente me explicou."

Stock.xchng
Coisas inúteis também estão na lista de presentes rejeitados. O conjunto de quatro cabides de Natália Marques do canal Crianças está na disputa com o escolhido por Carolina Cortez: "Sempre tem alguém que me dá um bibelô! Gente, como eu detesto bibelô! E não dá pra ser sincero nessa hora e falar que não gostou, né? O melhor é sorrir, falar ´obrigada´ e depois pensar no que vai fazer com aquilo." Já Mayra Madjian, dos canais Gastronomia e Noite no Rio de Janeiro, é enfática ao revelar o que não gosta, "Não me venha com bichinho de pelúcia, discos temáticos de Natal, Ano Novo, Lounge Music, etc, muito menos best sellers de promoção de livraria. Esses porta-qualquer coisa também não me agradam muito. Se for comprar qualquer bugiganga, que me dê um vale-presente. Tenho certeza que vou fazer muito bom uso dele!"

Depois de tantas dicas, o leitor pode colocar a cabeça para pensar e se arrisca na árdua tarefa. Se sobrar criatividade, também pode usá-la no momento da escolha da brincadeira. Hoje existem várias outras modalidades de amigo secreto, além da convencional, para quem está cansado da mesmice. Conheça:

Amigo que rouba amigo
? Nessa brincadeira, não há sorteio. Cada participante deve comprar um presente da média de preço estipulada pelo grupo que possa servir para tanto para homem quanto para mulher, das mais diferentes idades. Não é das tarefas mais fáceis, mas a idéia é de que o presente sirva para qualquer pessoa. No dia da entrega, todos os presentes devem ser colocados juntos. O nome dos participantes é escrito em pequenos papéis, que são dobrados e colocados em um saco. No início da entrega, sorteia-se um papel do saco e a pessoa sorteada deve escolher um dos presentes, sem tatear o embrulho, e abri-lo na frente de todos. Na seqüência, a próxima pessoa escolhida pode optar entre ficar com o presente aberto pelo primeiro participante ou pegar um novo pacote. Em caso de ´roubo´, a pessoa que perdeu o presente deve escolher outro, que pode ser tanto da roda de presentes, como um dos abertos pelos amigos. Uma dica para apimentar a brincadeira é caprichar nos embrulhos e embalagens dos presentes para enganar os participantes, como por exemplo, um presente pequeno em um pacote grande ou uma embalagem de uma marca famosa com o presente dentro. Vale ressaltar que normalmente a idéia de tomar o que pertenceu a outra pessoa pode causar pequenos atritos, mas aí é que está a graça da brincadeira. Quem se dá bem é sempre o último participante sorteado, que tem a sua disposição todos os presentes da brincadeira.



Amigo da onça ou inimigo secreto
? Essa modalidade já é conhecida e preferencialmente deve ser praticada por turma de amigos que têm bastante intimidade, para não haver ressentimento depois da brincadeira. Os nomes são sorteados como no amigo secreto, mas, ao invés de um presente convencional, a intenção é cutucar o amigo sorteado. Pode ser desde algo que a pessoa não goste, como algo que tenha a ver com personalidade dela, como por exemplo uma cobra de plástico para uma pessoa fofoqueira. Sex shops costumam ser muito procurados neste tipo de brincadeira.



Amigo secreto temático
? Para quem quer planejar um amigo secreto diferente, pode sugerir um tema para os presentes. Existem centenas de possibilidades, tais como: de camisetas personalizadas, de livros, de CDs, de calcinhas de reveillon, de bebidas, de presentes feitos artesanalmente, de presentes que mudaram a vida, etc... É só colocar a imaginação pra funcionar e escolher um tema!



Amigo secreto pela internet
? Tem o mesmo objetivo que o amigo secreto normal, a única diferença é que os nomes são sorteados pela internet, pelo endereço de e-mail de cada um dos participantes. Assim, quem não dispõe de muito tempo para o encontro do sorteio pode fazê-lo pela internet mesmo. A vantagem é que pelo site, as pessoas podem mandar mensagens anônimas para seus respectivos amigos secretos, sem que elas saibam a identidade do remetente.



Amigo secreto de namorado
? A mais nova invenção no mundo dos amigos secretos foi criada para quem não quer passar o final do ano na carência. Os participantes solteiros realizam o sorteio e determinam uma data para a ´entrega´. No dia escolhido, devem levar um amigo/a ou conhecido/a, solteiro/a também, que imaginam que pode dar certo com o amigo/a sorteado. Mas claro, nada deve ser forçado, é só uma tentativa de aproximar duas pessoas. Se não der certo, o último recurso é apelar para o Papai Noel!




Volte!

Atualizado em 6 Set 2011.