Foto: Sxc.Hu |
A imagem visual não-verbal que você transmite nos primeiros 30 segundos de um encontro é o suficiente para que seu interlocutor tire todas as impressões sobre você, baseadas em sua aparência pessoal. Se o impacto for positivo, ótimo, mas, se negativo, a tendência é de recusa.
A aparência pessoal, como homens e mulheres se vestem no dia-a-dia e em ocasiões especificas, possui grande importância decisiva. No atual mundo, a imagem externa, que projetamos, exerce papel de destaque e, quando o homem corporativo transmite uma imagem com qualidade, ele desenvolve a grande vantagem competitiva.
Entrando no outono, e com a chegada do frio, começamos a retirar malhas e casacos do armário. No Brasil faz calor à maior parte do tempo, então, a maioria das pessoas compra roupas mais leves e deixam as mais pesadas em segundo plano. Por esse motivo, acabamos passando anos sem comprar uma roupa de inverno e, nos dias de frio, resgatamos modelos de anos atrás.
Existem peças - as chamadas clássicas -, que nunca saem de moda e há roupas antigas e velhas que jamais deveriam sair do armário. O profissional não deve jamais ter uma imagem datada de época, mas sim, uma imagem contemporânea e importante para qualquer ambiente profissional. Invista em você, é importante.
Eu aconselho que a pessoa se informe sobre o perfil da empresa. A necessidade de adequação se dá porque a maneira como as pessoas se vestem é também um código pelo qual a organização se expressa. Toda empresa possui uma imagem a zelar e a passar. Até no ramo de negócios em que ela atua acaba influenciando na roupa que usa. A roupa que os funcionários usam é um cartão de visita daquele local.
Há candidatos que aparecem para uma entrevista como se estivessem numa vitrine de marcas famosas. Com terno italiano, por exemplo, mas não possuem o "Estilo" dele. A pessoa transmite essa imagem, mas parece uma coisa muito montada: ´Esse veio para a entrevista´. É importante que ele tenha um visual interessante para garantir a vaga, mas tem de dosar. Para o ambiente formal, terno e gravata com um caimento bom, bainha bem-feita, o modelo tem de ser proporcional à pessoa. Quanto às cores, somente use azul-marinho, cinza e preto. Jamais, - e destaco - "nunca" use terno roxo, branco ou abóbora. Para o ambiente informal, blazer com calça de alfaiataria, preferencialmente escura, e camisa em cor clara. Sapatos de amarrar discretos. Nos acessórios, apenas relógio e aliança.
Nesses tempos de crise, ao invés de consumir e gastar em novas peças de roupas, use a criatividade. Um novo olhar para combinar aquilo que já possuímos é o trabalho que o Consultor de Imagem faz para você.
Comparecer adequadamente trajado para uma entrevista de emprego, no mínimo, ajuda a manter a atenção nos aspectos fundamentais da conversa, Se você está com uma roupa muito fora de contexto, ou muito gritante, tira o foco da atenção do entrevistador. Ele começa a ficar incomodado com aquela vestimenta e presta menos atenção ao seu conteúdo. Sua roupa e acessórios nunca devem chamar mais atenção que você.
O que faz: Consultor de Imagem (Coloração Pessoal, Personal Stylist e Personal Shoppers.
Pecado gastronômico: Chocolata Puro Cacau.
Melhor lugar do Brasil: Minha casa, com minhas filhas e família.
Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog
Atualizado em 6 Set 2011.