Foto: Sxc.hu |
Não é nada fácil lidar com o Alzheimer. Ver o próprio pai esquecer da família e enfrentar a agressividade de alguém que sempre foi carinhoso, são situações capazes de abalar qualquer um. Além disso, o doente perde aos poucos a capacidade de realizar as tarefas cotidianas sozinho, tornando-se cada vez mais dependente, o que exige uma atenção integral de parentes e amigos, que precisam estar todo tempo ao lado do idoso.
O maior problema é que muitas pessoas não podem abandonar a vida atribulada e dar toda a atenção que o enfermo exige. Nessas horas, a presença de um enfermeiro ou um cuidador profissional é a solução encontrada pelos familiares.
Depois de algumas tentativas frustradas, a comerciante Severina Araújo da Silva conseguiu encontrar a pessoa certa e garante que, sem ela, jamais teria agüentado passar por tudo que viveu. "Eu não precisava de alguém só para dar remédios e comida na hora certa. A pessoa precisaria dedicar amor e carinho, só assim ela teria o compromisso e o cuidado que os meus pais precisavam".
A enfermeira Mesquita Santana explica que sua função não é só cuidar do acamado, mas dar suporte aos filhos e netos que necessitam de apoio nesse momento. "A gente cria um vínculo tão grande com o paciente e com os parentes que acaba virando parte da família. A gente sofre junto".
Outra maneira de obter ajuda encontrada pelos que passam por essa situação são os Grupos de Apoio que a ABRAZ - Associação Brasileira de Alzheimer organiza em todo o país. Os participantes podem se reunir e trocar informações e experiências não só sobre a doença, mas sobre todas as complicações que atingem o idoso.
Segundo a psicóloga Patrícia Gebrim, essa troca de conhecimentos é sempre benéfica para todas as partes, tanto para quem recebe a ajuda e aprende a conviver melhor com a situação, quanto pra quem conta a sua história. "Como essa é uma vivência e uma dor muito intensa, é normal que a pessoa se sinta sozinha. Desabafar é uma forma de amenizar a dor e compartilhar diminui essa sensação de solidão", relata.
Atualizado em 6 Set 2011.