Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


O Centro de Valorização da Vida - CVV possui 53 postos de atendimento 24 horas espalhados pelo Brasil. O objetivo é oferecer um serviço gratuito para ouvir os problemas das pessoas, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente.

Para quem deseja ser voluntário, é preciso ter 18 anos, disponibilidade para realizar um plantão semanal de quatro horas e meia e realizar os treinamentos gratuitos oferecidos pelo grupo, que englobam quatro pilastras essenciais: aceitação incondicional de quem procura pelo serviço, respeito, compreensão unida à privacidade e transmissão de confiança (onde o voluntário convence o próximo de que só ele mesmo pode resolver o problema).

De acordo com o porta-voz do CVV, *Antônio do Posto Carrão, quando a pessoa chega a pensar em se matar, há um conflito interno onde, ao mesmo tempo que ela quer partir e promover a mudança, existe uma auto-preservação, ou seja, vontade de permanecer vivo.

A cada 34 segundos alguém liga para o serviço e o tempo da ligação é feito pela própria pessoa, sendo uma média de 30 minutos por atendimento. São 2.300 voluntários que atendem pelo número 141 (o custo da ligação é aquele determinado pela empresa de telefonia, sem valor adicional). O site da organização é www.cvv.com.br.

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Para amigos e parentes de suicidas, o Ministério da Saúde possui o projeto ComViver, que procura reduzir os impactos e danos do ato nas pessoas que ficaram. Cerca de cinco a dez pessoas mais próximas da vítima têm interferência em sua saúde mental, emocional e profissional.

Durante os encontros do grupo, psicólogos e psiquiatras ajudam a prevenir outros suicídios dentro de casa. Para ser atendido, o telefone é (21) 2246-5656 e o site é www.projetocomviver.org.br.

*Os nomes de voluntários do CVV são protegidos por codinomes.

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Atualizado em 6 Set 2011.