Guia da Semana

11h00- Cavalera

Marcelo Sommer faz sua estréia à frente da direção criativa da Cavalera. O desfile dessa temporada será marcado por chamar atenção para os problemas ambientais de São Paulo. Pela primeira vez, a marca abandona as passarelas do pavilhão da Bienal e apresenta sua coleção de inverno a bordo de um barco sobre o rio Tietê. A inspiração da nova coleção veio de um movimento chamado "Remember Chernobyl", de um amigo de Sommer engajado na luta internacional para alertar sobre riscos das usinas nucleares. As roupas vão ter influência militar, com modelagem ampla e estilo streetwear, além de uma paleta de cores mais sóbria. No desfile, o barco ficará parado, enquanto as modelos desfilam na margem. A beleza vai ficar a cargo de Robert Estevão.

12h30- Carlota Joakina

Pela quinta vez, o estilista Rodolfo Murilo vai assinar a coleção da segunda marca de Gloria Coelho. Rodolfo começou a carreira ao lado de Gloria, como assistente de desenvolvimento, aos 21 anos, quando cursava o último ano de Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi. A estilista notou seu potencial criativo e o convidou para cuidar da marca. A Carlota Joakina tem uma identidade jovem e comercial e o público alvo é formado por pessoas práticas e urbanas. Carla Fincato e Pedro Lourenço já passaram pela grife. Nesta temporada, o Studio W vai assinar o make das modelos, enquanto Jean Lucca Lorenci fica responsável pela trilha sonora do desfile.

15h30 - Wilson Ranieri

Em sua terceira participação no SPFW, Wilson Ranieri deve enfatizar mais uma vez o moulage - técnica de elaborar a peça no próprio corpo do manequim - o qual o estilista é especialista. Segundo o estilista "são criações bem descontraídas, onde bonés, meias, capuz, punhos, elásticos e franzidos permeiam o universo esportivo, sem ser esporte". Entre os tecidos, misturas de lã/viscose, seda, cupro e algodão formam bases clássicas de gabardines, gorgurões e telas com aspectos e caimentos diversos e diferenciados. Apesar de sua pequena experiência no evento ainda, Ranieri tem conseguido bons elogios da critica em suas participações. Com cabelo e maquiagem de Rogério Santana, trilha sonora de Edu Corelli e Luiz Depeche e direção de arte de Roberta Marzola.

17h00- Erika Ikezili

Formada pela Faculdade Santa Marcelina, Erika Ikezili desenvolveu com sucesso um trabalho autoral, que prioriza resultados de construção, técnica e acabamento. Assim que se formou, a estilista foi trabalhar com Alexandre Herchcovitch. Ganhou projeção e foi convidada para a primeira versão do Amni Hot Spot, onde desenvolveu várias coleções. Seu trabalho é voltado para mulheres decididas, que entendem de moda e buscam um produto com diferencial estético e tecnológico. Sua nova coleção de inverno vai lançar a tendência ´romantismo nipônico´.

18h00 - Neon

Nunca pensar em tendências, mas sim apostar na forma livre, este é tema de Dudu Bertholini e Rita Comparato, amigos de faculdade e lideres da Neon para o Inverno 2008. Porém, eles antecipam, o desfile terá muito amarelo, que é uma tendência. Criada em 2002, a grife tem em seu carro chefe produtos destinados à moda urbana e praia. Unindo elegância humorada e otimista com estampas coloridas desenvolvidas especialmente por artistas convidados, como Fernando Vilella, Andres Sandoval e Goya Lopes. A maquiagem fica a cargo para esta edição do evento fica a cargo de Lau Guimarães.

19h00 - Samuel Cirnansck

Dedicando-se a sua própria marca desde 1999 quando suas coleções eram comercializadas na Doc Dog, Samuel Cirnansck estreou na SPFW em 2005. Com influência das artes cênicas, onde começou carreira elaborando figurinos, as peças do estilista são frequentemente classificadas como ousadas, agressivas e brilhantes. Além do Amni Hot Spot, o estilista já exibiu suas coleções também na semana de moda de Miami. Atualmente tem se dedicado também na elaboração de vestidos exclusivos de noíva e para casamentos.

21h00- Ellus

Ao longo das últimas décadas, a moda jeanswear da Ellus vem exercendo grandes influências e buscando inspirações nas gerações jovens. Nos anos 90, um eficiente trabalho de renovação reforçou a imagem fashion da marca, que passou a utilizar estrelas internacionais de caráter alternativo em suas campanhas - direcionadas a um público mais moderno - como Chloë Sevigny, Milla Jovovich e Kate Moss. Nelson Alvarenga, idealizador e hoje diretor artístico da Ellus, defende que o ciclo normal de renovação de uma grife deve ser de 5 a 10 anos.



Confira o line-up completo do evento!

Atualizado em 10 Abr 2012.