Guia da Semana

Programa HCG

Foto: Sxc.hu


A secretária Jacqueline Cristina Martins, 26 anos, é futura mamãe do Matheus ou da Heloísa. Grávida de 16 semanas, ela resolveu, a partir de um folheto que encontrou no ônibus, ajudar aquelas que sonham, mas não podem ter seus bebês. A forma que encontrou foi simples: participar do Programa HCG, uma iniciativa privada para contribuir com a constituição de medicamentos a mulheres inférteis.

Existente há 20 anos em São Paulo, o projeto ganha espaço agora em Belo Horizonte, Vale do Paraíba, Santos e Região do Grande ABC, atuando dentro de postos de saúde. A equipe de especialistas vai na casa da grávida que estiver até a 18ª semana de gestação e coleta a urina da mesma. Da urina, é extraído o hormônio HGC, que será transformado num pó. Essa substância vai se transformar em matéria-prima para a fabricação de remédios contra a infertilidade.

Foto: Sxc.hu
Toda futura mamãe pode fazer a doação, a não ser que seja portadora de AIDS, infecções sérias ou hepatite. A gerente do programa, Sílvia Lopes, explica que eles procuram fazer parcerias com clínicas de tratamento para baratear o custo dos medicamentos às mulheres e alguns são doados ao Sistema Único de Saúde - SUS. O Brasil e a Holanda são, atualmente, os únicos países a fazerem esse tipo de doação.

Hoje, há sete mil doadoras inscritas, sendo que cada uma fornece cerca de 25 litros de urina por mês. Somadas, elas totalizam de 175 a 180 mil litros mensais. "Apesar disso, só é possível retirar 2 mil megas do hormônio HCG, o que é muito pouco", explica Sílvia.

"Temos que ser solícitos sempre, nunca sabemos da nossa necessidade de amanhã e não custa nada ajudar", lembra Jacqueline. E não custa mesmo, pelo contrário. No fim das doações, que acontecem de quatro em quatro dias, a participante ganha um presente com bolsa, roupinhas e acessórios para o bebê que está chegando. Caso ela prefira, pode reverter o presente em forma de ajuda para entidades carentes.

Serviços:
Fone: (11) 2176-8921/ (11) 2176-8939
www.programahcg.com.br

Programa Bem Querer

Foto: Sxc.hu
O Programa Bem Querer acaba de nascer e se trata de uma parceria entre empresas privadas para auxiliar casais inférteis.

Por serem os tratamentos de infertilidade caros, muitas pessoas não têm condições de pagar. Dessa forma, o programa traz um atendimento personalizado de clínicas de reprodução humana e oferece descontos de acordo com a realidade sócio-econômica de cada um.

O valor pode ser reduzido em até 50% no tratamento e suas devidas etapas. Fora isso, os preços poderão ser negociados em até 12 vezes. A princípio, o programa vai funcionar em São Paulo, Campinas, Curitiba, Londrina e Maringá, mas segue em busca de novas clínicas em outros lugares do país.

Serviços:
www.programabemquerer.com.br

Voltar



Atualizado em 10 Abr 2012.