Guia da Semana

Por Flávia Faccini

Um guarda-roupa recheado de opções e um cartão de crédito sem limites nem sempre são garantias de um visual elegante. A quantidade de peças, cores e estampas disponíveis no mercado podem confundir até as celebridades mais descoladas. Para compor o look certo para cada ocasião, cada vez mais pessoas recorrem aos serviços de um personal stylist.

A profissão surgiu nos Estados Unidos e se tornou moda no Brasil há poucos anos. Mais do que simplesmente avaliar o que veste melhor em cada cliente, o trabalho do personal stylist consiste em reformular os itens que as pessoas já possuem no armário e orientar a compra de novas peças.

Segundo Sabina Donadelli, personal stylist e consultora de imagem, não são somente pessoas famosas que procuram pelo serviço. "São atrizes, cantoras, mas também jovens empresários com carreira em ascensão e recentemente até uma viúva que teve que assumir os negócios do marido", comenta.

O trabalho começa com um extenso questionário sobre a vida do cliente. São mapeados os seus gostos, os locais mais freqüentados, o tipo de trabalho e uma série de hábitos que definem a forma de se vestir, além de uma análise do tipo físico. "Não existe pessoa feia, mas mal valorizada", afirma a jornalista, estilista e personal stylist Titta Aguiar, autora do livro Personal Stylist - Guia Para Consultores de Imagem.

Compras sem cansaço

Na esteira do sucesso de consultores de imagem, começa a se popularizar no Brasil um serviço bastante comum na Europa e EUA: o personal shopper. Além de acompanhar o cliente, o personal shopper pode fazer as compras por quem não tem tempo ou vontade de visitar lojas e shoppings ou localizar presentes e lembranças para executivos que viajam a negócios.

Em São Paulo, o serviço está disponível principalmente em hotéis de luxo, como o L´Hotel, nos Jardins. No Rio de Janeiro, a francesa Florence Pitaval, formada em Image Consulting pela Aston & Hayes, em Londres, também atua no ramo.



Na seqüência, a personal faz uma "limpeza" no armário do cliente, retirando as peças que ele não usa mais ou que não o favorecem. É no momento de apontar as peças que definitivamente não combinam com o cliente que pode surgir algum constrangimento. "Nós somos verdadeiros psicólogos da moda, então é preciso falar com tato, mas normalmente quem paga pelo nosso serviço não se importa de ouvir sobre o seu estilo", conta Titta.

Com o armário livre das peças indesejáveis, é chegada a hora de adquirir novas peças. A personal orienta o cliente sobre as peças mais adequadas ao seu estilo e em alguns casos acompanha o cliente para auxiliar a compra.

Compras em mãos, a stylist combina as peças e acessórios e tira fotografias dos looks para que a cliente possa lembrar sempre das composições. A partir daí, é possível seguir sozinho na manutenção do novo visual ou fazer reavaliações em média a cada seis meses.

Wanessa Camargo, em
foto pré-Rodrigo Grunfeld...
Segundo elas não existem regras pré-definidas para a composição de um visual elegante. "O guarda-roupa tem que ser proporcional ao seu estilo de vida. Algumas vezes, uma peça clássica, como um vestido preto, não é adequada para uma cliente que tem um estilo mais informal", comenta Titta.

Existem alguns pecados, porém, que são fáceis de evitar. "Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é ver um visual em uma novela ou revista e achar que vai ficar bem. Elegância é uma questão de adaptação ao estilo e tipo físico", comenta Sabina.

Outros erros apontados pelos consultores tanto em famosas como em pessoas comuns são o excesso de acessórios e estampas. Que o diga Wanessa Camargo. Durante muito tempo criticada pela mídia pelo seu visual cafona, a filha de Zezé di Camargo repaginou o visual com a ajuda do personal stylist Rodrigo Grunfeld, que também responde pelo style de Fernanda Lima e Alinne Moraes. "Contratei um personal para me dizer o que vestir. Acho que o investimento valeu a pena, porque pude me encontrar de verdade", contou a cantora em entrevista recente a uma revista feminina.

As psicólogas da moda são unânimes em afirmar que bom gosto e elegância podem ser ensinados. "Estilo é uma questão de observação. Quanto mais você exercitar, mais vai apurando o seu bom gosto", afirma Titta.

... e com o look atual:
visivelmente transformada
Este tipo de preocupação não atinge somente as mulheres. Segundo Titta, cada vez mais homens tem procurado pelo serviço. "Desde aquele que quer passar uma boa impressão no emprego até aquele que se separou e quer repaginar o visual", diz a stylist.

Já a personal stylist Ellen Baraldi, além de profissionais liberais, tem atendido também a crianças. "Uma mãe pediu que eu ensinasse sua filha de 7 anos e seu filho de 11 a organizar o armário. Eles eram muito consumistas, a menina não conseguia usar nada que não fosse conjunto. Mostrei que ela podia combinar peças compradas em lojas diferentes", afirmou em entrevista recente.

Exibir um visual assinado por um personal stylist não sai barato. Os serviços destes profissionais custam em média entre R$ 1,2 mil e R$ 7,5 mil. O tempo de duração é variado, mas normalmente em dois ou três dias é possível dar adeus à cafonice. Ao menos até a próxima compra.

Atualizado em 6 Set 2011.